SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO
Resumen
O presente artigo tem por objetivo identificar e caracterizar os conceitos de sustentabilidade e meio ambiente em uma coleção de livros didáticos de Biologia, adotado pelo Colégio participante de nossa pesquisa, localizado no município de Goioerê, Paraná. Os pressupostos metodológicos seguem características da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo, a priori, apresentaram conteúdos fragmentados que não refletem a realidade que a Biologia exige na atualidade. Sustentabilidade e meio ambiente são imperativos, hoje, quando o tema em debate é educação, assim como, formas de ensino e de aprendizagem, principalmente, em um cenário de sustentabilidade ecológica e social. Neste contexto, o desenvolvimento sustentável pode ser percebido e representado como um processo de mudança, numa lógica única, no qual a exploração de recursos, a direção de investimentos e a orientação do desenvolvimento tecnológico estão todos em harmonia, fortalecendo os potenciais presentes e futuros tendo em vista as necessidades do homem.
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