RELAÇÃO ENTRE POBREZA E DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA INFÂNCIA
Abstract
No Brasil do século XXIhá uma realidade repleta de problemas sociais, dos quais, a extrema pobreza, que traz consigo inúmeras outras consequências. Dentre estas o menor rendimento escolar, se comparado com aqueles de classes sociais mais elevadas, e o abandono da escola.Diante do problema, pesquisas na área de neurociência tem se debruçado no tema para investigar se há relação entre o ambiente de pobreza extrema e o desenvolvimento cerebral. O presente trabalho faz uma investigação dessas pesquisas retratando as consequências negativas da pobreza para o desenvolvimento cerebral entre crianças de zero a cinco anos de idade. Tem como objetivo definir o que caracteriza um ambiente de pobreza e como ela pode interferir no desenvolvimento cerebral. Este estudo de revisão foi realizado por meio pesquisas bibliográficas eletrônicas e manuais da base de dados: pubmed, portal capes, google acadêmico, complementadas por artigos de revisão e referências cruzadas. Utilizando como palavras-chave os termos, pobreza,desenvolvimento cerebral, aprendizagem, estímulos.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
