RELAÇÃO ENTRE POBREZA E DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA INFÂNCIA

  • Jéssica Caroline Melo Fernandes Universidade Estadual de Maringá
  • Silvana Regina de Melo

Resumen

No Brasil do século XXIhá uma realidade repleta de problemas sociais, dos quais, a extrema pobreza, que traz consigo inúmeras outras consequências. Dentre estas o menor rendimento escolar, se comparado com aqueles de classes sociais mais elevadas, e o abandono da escola.Diante do problema, pesquisas na área de neurociência tem se debruçado no tema para investigar se há relação entre o ambiente de pobreza extrema e o desenvolvimento cerebral. O presente trabalho faz uma investigação dessas pesquisas retratando as consequências negativas da pobreza para o desenvolvimento cerebral entre crianças de zero a cinco anos de idade. Tem como objetivo definir o que caracteriza um ambiente de pobreza e como ela pode interferir no desenvolvimento cerebral. Este estudo de revisão foi realizado por meio pesquisas bibliográficas eletrônicas e manuais da base de dados: pubmed, portal capes, google acadêmico, complementadas por artigos de revisão e referências cruzadas. Utilizando como palavras-chave os termos, pobreza,desenvolvimento cerebral, aprendizagem, estímulos.

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Publicado
2019-12-20
Cómo citar
1.
Melo Fernandes JC, de Melo SR. RELAÇÃO ENTRE POBREZA E DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA INFÂNCIA . arqmudi [Internet]. 20 de diciembre de 2019 [citado 26 de septiembre de 2025];23(3):443-54. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/51569
Sección
Suplemento em Educação Básica ou Superior