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Abstract

Esta é uma pesquisa qualitativa, que versa a respeito da produção, pautada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia, de um jogo digital para o ensino de conceitos inerentes à Física, mais precisamente à eletrização dos corpos. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio de escolas localizadas na região noroeste do Estado do Paraná, Brasil, com idade média de 16 anos e a interação com o jogo digital ocorreu em horário extraclasse. Os resultados indicam que a utilização de imagens e sons durante a interação com um jogo digital educativo, para o estudo de um tema abstrato como é a Eletrostática, possibilitou aos estudantes atribuírem significados e indícios de compreensão dos conceitos estudados. Além disso, a produção do jogo pautando-se na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia nos possibilitou dar especial atenção ao desenvolvimento de todas as fases do jogo no sentido de aumentar o seu potencial de ensino, de acordo com os pressupostos desta teoria.

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Author Biographies

Edson Ribeiro de Britto de Almeida Júnior, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando em Educação Matemática

Lilian Akemi Kato, Universidade Estadual de Maringá

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática

References

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Published
2020-09-01
How to Cite
1.
CARDOSO V, Almeida Júnior ER de B de, Kato LA. Português. arqmudi [Internet]. 2020Sep.1 [cited 2025Sep.6];24(2):98-110. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/52551
Section
Artigo Original em Educação Básica ou Superior