CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DIGITAL PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE
Resumen
Esta é uma pesquisa qualitativa, que versa a respeito da produção, pautada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia, de um jogo digital para o ensino de conceitos inerentes à Física, mais precisamente à eletrização dos corpos. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do Ensino Médio de escolas localizadas na região noroeste do Estado do Paraná, Brasil, com idade média de 16 anos e a interação com o jogo digital ocorreu em horário extraclasse. Os resultados indicam que a utilização de imagens e sons durante a interação com um jogo digital educativo, para o estudo de um tema abstrato como é a Eletrostática, possibilitou aos estudantes atribuírem significados e indícios de compreensão dos conceitos estudados. Além disso, a produção do jogo pautando-se na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia nos possibilitou dar especial atenção ao desenvolvimento de todas as fases do jogo no sentido de aumentar o seu potencial de ensino, de acordo com os pressupostos desta teoria.
Descargas
Metrics
Citas
AUSUBEL, D.. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.
FURIO, C.; GUISASOLA, J..Difficulties in learning the concept of electric field.July 1998. Science Education 82(4):511-526.
MATTAR, J. Games em Educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010.
MAYER, R. E.. Multimedia learning.(2nd ed). New York: Cambridge University Press, 2009.
MAYER, R. E.; JOHNSON, C.. Revising the redundancy principle in multimedia learning. Journal of Educational Psychology, 100, 380-386, 2008.
MOREIRA, M. A.. O Que é Afinal Aprendizagem Significativa. Revista Qurriculum, La Laguna. Disponível em< http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ORGANIZADORESport.pdf >. Acesso em 01 mar. 2019.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
