PLASTICIDADE NEURAL, NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: AS BASES DO APRENDIZADO
AS BASES DO APRENDIZADO
Abstract
O estudo da neurociência tem por objetivo analisar as bases neurobiológicas do aprendizado e, assim, compreender como se processa a aprendizagem no aprendiz. Percebe-se que, nas últimas décadas, tem havido grande interesse por parte de pesquisadores de diferentes áreas na busca por compreender a relação entre a neurociência e a aprendizagem. Assim, entender essas novas abordagens é de suma importância para se repensar as práticas pedagógicas na contemporaneidade no sentido de promover novas estratégias de ensino, tendo como perspectiva a interação dos saberes entre neurociência e educação. Diante disso, buscamos discorrer neste trabalho a relação entre a plasticidade neural, neurociência e educação, tendo como foco a análise de como ocorre a aprendizagem no indivíduo.
Downloads
Metrics
References
BARTOSZECK, A. B. Neurociência dos seis primeiros anos: Implicações educacionais. Disponível em:
<http://www.sitedaescola.com/ferramentas/dokeos/courses/NAPNE/document/NEURO6PRIMEIROS_Artigo.pdf?cidReq=NAPNE>. Acesso em 14 jan. 2020.
BARTOSZECK, A. B. Neurociência na Educação: há implicações educacionais?
Disponível em:
<http://www.sitedaescola.com/ferramentas/dokeos/courses/NAPNE/document/Neuroci%EAncia_na_Educa%E7%E3o_PARTE1_doc_18-08-07.pdf?cidReq=NAPNE>. Acesso em: 14 jan. 2020.
BONI, M.; WELTER, M. P. Neurociência cognitiva e plasticidade neural: um caminho a ser descoberto. Revista Saberes e Sabores Educacionais, v. 3, p. 139-149, 2016. Disponível em: <http://eventos.seifai.edu.br/eventosfaidados/artigos/semic2016/391.pdf>.
Acesso em: 20 jan. 2020.
BORTOLI, B.; TERUYA, T. K. Neurociência e educação: os percalços e possibilidades de um caminho em construção. Revista Imagens da Educação, v. 7, n. 1, p. 70-77, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/index>. Acesso em 14 jan. 2020.
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CRUZ, L. H. C. Bases Neuroanatômicas e Neurofisiológicas do Processo Ensino e Aprendizagem. Ouro Preto: MG, 2016. Disponível em: <http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6744/1/PRODU%C3%87%C3%83OTECNICA_Neuroci%C3%AAnciaEduca%C3%A7%C3%A3oCerebro.pdf> Acesso em: 20 jan. 2020.
GUERRA, L. B. O diálogo entre a neurociência e a educação: da euforia aos desafios e possibilidades. Revista Interlocução, v. 4, p. 3-12, 2011.
Disponível em: < http://cienciaparaeducacao.org/eng/publicacao/guerra-l-b-o-dialogo-entre-a-neurociencia-e-a-educacao-da-euforia-aos-desafios-e-possibilidades-revista-interlocucao-v-4-p-3-12-2011/>. Acesso em 14 jan. 2020.
OLIVEIRA, G. G. Neurociências e os processos educativos: um saber necessário na formação de professores. 2011. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba, Uberaba, 2014.
RELVAS, M. P. Neurociência e transtornos de aprendizagem: as múltiplas eficiências para uma educação inclusiva. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.
SANT’ANA, D. M. G. Plasticidade neural: as bases neurobiológicas da aprendizagem. In: CHITOLINA, C. L.; PEREIRA, J. A.; PINTO, R. H. (Org.). Mente, Cérebro e Consciência. 1 ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2015, v. 1, p. 73-84.
SOUZA, A. M. O. P.; ALVES, R. R. N. A neurociência na formação dos educadores e sua contribuição no processo de aprendizagem. Revista de Psicopedagogia, São Paulo, v. 34, n. 105/2017.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
