COVID-19 EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E JOGOS PARA INFORMAR E SENSIBILIZAR
Abstract
Num momento em que o mundo atravessa uma crise sanitária, as instituições de ensino em geral viram a necessidade de mudar a forma de ensinar, para que o conhecimento pudesse chegar ao aluno com qualidade mesmo que à distância. São inúmeros os problemas que afetam a educação, especialmente com as modificações imediatas que tiveram que ser tomadas. Para auxiliar os docentes e discentes, vários materiais complementares foram elaborados com o intuito de fazer com que os alunos e interessados pudessem aprender divertindo com os conteúdos essenciais e se mantivessem informados sobre as complicações que o planeta percorre no mundo contemporâneo. A educação não formal é muito importante e pode proporcionar inúmeros benefícios e favorecer no método de ensino-aprendizagem, na qual os alunos conseguem compreender, observar, interpretar e solucionar diversas questões por ocorrer fora do sistema comum de ensino, sendo complementar a este. Por esse motivo atividades lúdicas como “Contágio Não!” e “Corrida Contra a COVID-19” foram elaborados.
Downloads
Metrics
References
ALI, Imran; ALHARBI, Omar ML. COVID-19: Disease, management, treatment, and social impact. Science of the Total Environment, p. 138861, 2020.
BARBOSA, Allan Claudius Queiroz. Lições sobre a Pandemia da COVID-19 e a Informação Científica. APS EM REVISTA, v. 2, n. 1, p. 70-72, 2020.
CAMPOS, L; BORTOLOTO, T; FELÍCIO, A. . A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, v. 47, p. 47-60, 2003. Disponível em: https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/37808676/aproducaodejogos.pdf?1433283240=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3Da_producao_de_jogos.pdf&Expires=1593703345&Signature=ZWCXBTPFykLOvH0ySxo7OnzhjGFomhmnQfE-zYAb5xQFoDuQfbFVAkROAtzt3t-dDWfZI0HyrMd1hfmAjkkYnEJIAdbTqQGqWNSvMLPMZ65NjZ6q76g3GeR5Njs4BmJ7DIAaxF7NPjJlFtdX71Wi1p2oDmDwnpFkDtnF8qiiTxHci~oSjpb0jAY0m4Vqxx4PydNhj-6~6Wl0V0ALJQfuEGbEQU9ky1Q9d~RSL7A3gX9cJVc-OXwGalKWvst5dhJ8u5gXgTKZCO2S9A6hia3ga6j4yvAQq1yqHN2riAV0XDzzbAhXVlkRGentjVpcwbcsT2-vsLHzgLgqNNFqA~1HOg__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA. Acesso em 25 jun. 2020.
CENTER FOR DISEASE CONTROL AND PRESERVATION (CDC). Copingwith stress. 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov/daily-life-coping/managing-stress-anxiety.html. Acesso em 25 jun. 2020.
CUNHA, M. B.. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em: 25 jun. 2020.
FERREIRA, G. R. A. M.; PEREIRA, S. L. P. O. Jogos Digitais no Ensino Formal em Escolas da Rede Pública: Possibilidades e Interações. In: Simpósio em tecnologias digitais e sociabilidade , 2013, Salvador. Anais,p. 1-15, 2013. Disponível em:http://gitsufba.net/anais/wp-content/uploads/2013/09/13n4_jogos_49486.pdf.Acesso em 25 jun. 2020.
FLEMMING, Diva Marília; MELLO, ACC de. Criatividade e jogos didáticos. São José: Saint-Germain, 2003.
GADOTTI, M. A questão da educação formal/não-formal. Sion: InstitutInternationaldesDroits de 1º Enfant, p. 1-11, 2005.
PÉREZ, F. F. G.. Los modelos didácticos como instrumento de análisis y de intervenciónenlarealidad educativa.Revista Bibliográfica de Geografía y CienciasSociales, n. 207, 2000. Disponível em: https://idus.us.es/bitstream/handle/11441/17136/file_1.pdf?sequence=1. Acesso em 25 jun. 2020.
GOMES, R. R.; et al. Contribuição dos jogos didáticos na aprendizagem de conteúdos de Ciências e Biologia.Erebio, v.1, p.389-92, 2001.
LIRA-DA-SILVA, Rejâne Maria et al. Ludicidade e Ciência: Produção e Divulgação de Jogos Sobre Ciências em um Espaço de Ensino Não-Formal. Atas VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Universidade Estadual de Campinas, 2007.
MENEZES, Pedro de Lemos; GARNER, David M.; VALENTI, Vitor E. Brazilisprojectedtobethenext global COVID-19 pandemicepicenter. medRxiv, 2020.
MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v.28, n. 168, p. 64-66, 2001. Disponível em: https://irp-cdn.multiscreensite.com/ddc35e1c/files/uploaded/Artigo-Sim%C3%A3o%20de%20Miranda-No%20Fasc%C3%ADnio%20do%20Jogo%2C%20a%20Alegria%20do%20Aprender.%20Publicado%20na%20Revista%20Ciencia%20Hoje%2C%20n%C3%BAmero%20164.pdf. Acesso em 25 jun. 2020.
ORNELL, F. et al. “Medo pandêmico” e COVID-19: ônus e estratégias de saúde mental. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 42, n. 3, p. 232-235, 2020.
ROLOFF, E. M.. A importância do lúdico em sala de aula. X Semana de Letras, v. 70, 2010. Disponível em: https://editora.pucrs.br/anais/Xsemanadeletras/comunicacoes/Eleana-Margarete-Roloff.pdf. Acesso em 02 jul. 2020.
TAROUCO, L. M. R. et al. Jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico], v. 2, n. 1, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13719/8049. Acesso em 25 jun. 2020.
VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A.. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 31-39, 2006. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/34/16. Acesso em 25 jun. 2020.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) pandemic. 2020. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019?gclid=CjwKCAjwltH3BRB6EiwAhj0IUKv9va4LoZpo7GPueJjGw7iosVd1VqYyzf_GEtYHAx0ojeibRCqaCBoC3yQQAvD_BwE. Acesso em 25 jun. 2020.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
