COVID-19 EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E JOGOS PARA INFORMAR E SENSIBILIZAR

Palavras-chave: Materiais complementares; Atividades lúdicas; Jogos didáticos; Divulgação científica.

Resumo

Num momento em que o mundo atravessa uma crise sanitária, as instituições de ensino em geral viram a necessidade de mudar a forma de ensinar, para que o conhecimento pudesse chegar ao aluno com qualidade mesmo que à distância. São inúmeros os problemas que afetam a educação, especialmente com as modificações imediatas que tiveram que ser tomadas. Para auxiliar os docentes e discentes, vários materiais complementares foram elaborados com o intuito de fazer com que os alunos e interessados pudessem aprender divertindo com os conteúdos essenciais e se mantivessem informados sobre as complicações que o planeta percorre no mundo contemporâneo. A educação não formal é muito importante e pode proporcionar inúmeros benefícios e favorecer no método de ensino-aprendizagem, na qual os alunos conseguem compreender, observar, interpretar e solucionar diversas questões por ocorrer fora do sistema comum de ensino, sendo complementar a este. Por esse motivo  atividades lúdicas como “Contágio Não!” e “Corrida Contra a COVID-19” foram elaborados.

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Biografia do Autor

Rauana Santandes, Universidade Estadual de Maringá

Ingressou no curso de graduação em Ciências Biológicas na Universidade Estadual de Maringá-UEM no ano de 2015. De 2016 a agosto de 2019 foi bolsista do PIBIC-AF-IS, trabalhando junto ao Museu Dinâmico Interdisciplinar- MUDI/UEM, atuando no ensino não formal e educação ambiental, integrando a comunidade por meio de ações de divulgação científica. Participou de algumas das atividades promovidas pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM - MUDI voltadas à capacitação de monitores e à mediação para o público na sede do MUDI. Integrou-se as ações itinerantes - O museu Vai à Comunidade e durante duas itinerâncias em cidades distantes apresentou projeto de sua autoria para o público local de ciências morfológicas, como também expôs conteúdos e peças da anatomia e zoologia de vertebrados. No ano de 2018-2019 foi monitora na área de zoologia e entomologia do MUDI-UEM. Ministrou oficina de saúde para crianças na colônia de férias no museu. Atuou como membro da ECOALIZE JR. Consultoria Ambiental fazendo parte da diretoria de gestão de pessoas e marketing, gerenciando um projeto de Educação Ambiental em Porto Rico- PR. Envolve-se em pesquisas voltadas para educação, ensino não-formal em museus, elaboração de recursos didáticos e monitoramento de zoologia e anatomia. Foi estagiária na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo no município de Nova Esperança em 2019/2020, e é secretária voluntária do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - COMDEMA de Nova Esperança-PR.Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado
2020-09-01
Como Citar
1.
Santandes R, Ana Paula Vidotti, Isabela Peixoto Martins, Juliana Vanessa Colombo Martins Perles, Beatriz Cervigni Feltrin. COVID-19 EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E JOGOS PARA INFORMAR E SENSIBILIZAR. arqmudi [Internet]. 1º de setembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(2):127-39. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/54622
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior