TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Abstract

O presente trabalho consiste de um relato de experiência acerca do desenvolvimento de oficinas temáticas, elaboradas com base nos nove eventos instrucionais de Robert Gagné, sobre Educação em Saúde realizadas com crianças e adolescentes assistidas por Centros de Convivência de uma cidade do interior do Paraná. Foram desenvolvidas quatro oficinas temáticas, de 2 horas de duração cada, sobre Educação em Saúde (abrangendo as vertentes: física, mental e social). A partir dos relatos e relatórios produzidos pelos diferentes grupos de licenciandos que vivenciaram a elaboração, desenvolvimento e avaliação das oficinas temáticas, podemos observar que inicialmente as crianças/adolescentes possuíam uma percepção restrita acerca do tema saúde e que esta foi ampliada após o desenvolvimento das oficinas temáticas. Observamos também que, apesar da heterogeneidade das crianças/adolescentes em termos de idade e nível de escolarização, o desenvolvimento de oficinas temáticas relacionadas ao tema saúde é possível de ser realizado em ambientes não-formais de ensino e aprendizagem. Ao analisar as produções das crianças/adolescentes podemos considerar que há evidências de aprendizagens dos tipos informação verbal, estratégias cognitivas, habilidades intelectuais e atitude.

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Published
2020-11-30
How to Cite
1.
LOPES ROMERO A, da Silva D, Pereira Gabriel B, Bonzanini Romero R. TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. arqmudi [Internet]. 2020Nov.30 [cited 2025Sep.6];24(3):71-6. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55311
Section
Original Article in Teaching Methodologies in Basic and Higher Education