INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PROJETO MENINAS NA CIÊNCIA: APRENDIZAGENS E REFLEXÕES EMERGENTES SOBRE GÊNERO E CIÊNCIA

Abstract

Este trabalho tem como objetivo central apresentar um dos movimentos de pesquisa realizados no âmbito do projeto “A formação da cultura científica - Meninas aprendendo, mediando e difundindo saberes e práticas no ensino de Ciências Exatas e Tecnológicas”, aprovado pela Chamada 031/2018 do CNPq/MCTi/MEC, que fomentou iniciativas no âmbito da maior participação de mulheres na ciência. Com o intuito de investigar possíveis contribuições do projeto no contexto da formação e maior inclusão de meninas nas áreas STEM, a equipe proponente desenvolveu diferentes estratégias para recolha de dados no que diz respeito a acompanhar a evolução e as experiências mais marcantes vivenciadas pelas nove bolsistas de iniciação científica júnior, a partir da percepção delas. Áudio Transcrições de reuniões de formação ou planejamento, questionários on-line e análise de diários de campo constituem os principais instrumentos de pesquisa. A análise de dados foi realizada de forma descritiva, com nuances de análise de conteúdo, caracterizando-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa. Como resultados principais, assinala-se a emergência de duas categorias de análise. A primeira explicita evidências de aprendizagens oportunizadas e construídas pelas bolsistas, por meio da mediação e difusão de conhecimentos da área STEM. A segunda categoria está relacionada à visão crítica e às reflexões que essas meninas externalizam acerca das questões de gênero e das desigualdades. Em termos gerais, percebeu-se que as meninas bolsistas valorizam muito as experiências e oportunidades geradas por meio do projeto. Referem-se ao projeto com orgulho, pertencimento e sororidade, evidenciando clareza de seus papeis de mediadoras e difusoras da cultura científica em STEM junto a outras meninas.

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Published
2020-12-01
How to Cite
1.
Portantiolo Klein V, Guarienti DB, Gonzatti SEM, Quartieri MT, Giongo IM, De Maman AS. INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO PROJETO MENINAS NA CIÊNCIA: APRENDIZAGENS E REFLEXÕES EMERGENTES SOBRE GÊNERO E CIÊNCIA. arqmudi [Internet]. 2020Dec.1 [cited 2025Sep.6];24(3):194-03. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55424
Section
Original Article in Teaching Methodologies in Basic and Higher Education