SALA DE AULA INVERTIDA:
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS LEIS DE NEWTON
Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio da aplicação da metodologia da Sala de Aula Invertida, em conjunto com recursos tecnológicos, as Leis de Newton no conteúdo de dinâmica para alunos do ensino médio. Foi realizado um estudo exploratório, com fundamentação teórica baseada na teoria de Ausubel, sobre Aprendizagem Significativa e Bastos, sobre metodologias ativas. O estudo envolveu 38 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Castelo Branco - EM, no município de Itapejara d'Oeste/ PR, no segundo semestre de 2019, num total de 8 horas/aula. A coleta dos dados foi realizada por meio de um pré-teste, avaliação escrita, realização de atividade prática e um pós-teste. Com o pré-teste levantou-se os conhecimentos prévios e as hipóteses apresentadas pelos alunos, sobre as Leis de Newton, enquanto na avaliação escrita identificou-se a apropriação dos conceitos. Na atividade prática, os conceitos foram aplicados na construção de um móvel autossustentável, com a utilização de materiais recicláveis, oportunidade de interação entre os alunos para a resolução de um problema. Por fim, o pós-teste identificou avanços acerca do conteúdo trabalhado. Evidenciou-se que os estudantes apresentaram maior motivação para a aprendizagem do conteúdo abordado ao discutirem sobre o assunto, interagirem entre si, encontrarem uma solução para um problema, testarem e observarem fenômenos do dia a dia, relacionados às Leis de Newton.
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Referências
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São
Paulo: Moraes, 1982.
ARAÚJO, I. OLIVEIRA; VEIT, A. Tobias, E. de Oliveira; Sala de aula invertida - Física na Escola, v. 14, n. 2. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS,2016
MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa. Brasília: Ed. da UnB, 1998.
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