VYGOTSKY E O ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR A PARTIR DO ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA

Abstract

Investigou-se neste trabalho[1] quais ideias de Vygotsky estão sendo adotadas pelas pesquisas em Ensino de Física que abordam situações de sala de aula no Ensino Médio, publicadas nos anais do Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF). Foi realizada uma revisão de literatura nos anais do EPEF dos últimos dez anos. Com base em Gaspar (2004), foram criadas cinco categorias de análise: (1) A linguagem como formadora do pensamento; (2) a imitação como processo cognitivo básico; (3) o papel da interação social; (4) a precedência da aprendizagem sobre o desenvolvimento e (5) Zona de Desenvolvimento Proximal. A partir dos pressupostos para revisão bibliográfica indicados por Gil (2008), resultados indicaram que dos cinco aspectos de Vygotsky mencionados por Gaspar (2004), a maior influência vygotskiana encontrada é a importância da interação social no processo de aprendizagem e desenvolvimento. Ao se apropriarem das ricas ideias de Vygotsky, escritas há quase um século, as pesquisas em Ensino de Física têm indicado um caminho frutífero para a ação dos professores em sala de aula.

 

[1] O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

ALVES FILHO, José de Pinho. Atividades Experimentais: do método à prática construtivista. 2000. 302 p. Tese (Doutorado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

AZEVEDO, M. C. P. S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (org). Ensino de Ciências. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, p. 19–33, 2004.

COUTO, Francisco P.; AGUIAR, Orlando de Jr; FREITAS, P. Lobato. Experimentação e modelagem: identificando ações docentes na condução de uma investigação compartilhada em óptica geométrica em sala de aula. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 12, 2010, Águas de Lindóia. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2010.

FERRAZ, Arthur Tadeu. SASSERON, Lúcia Helena. As interações discursivas entre professor e aluno em aulas de física e a construção de argumentos. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 13, 2011, Foz do Iguaçu. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2011.

FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, v. 5, p. 28-49, 1992. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2019.

GASPAR, Alberto. Cinquenta Anos de Ensino de Física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. Educação, v. 13, n. 21, p. 71-91, 2004. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2019.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnica de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOHENFELD, Dielson P.; PENIDO, Maria C. M.; LAPA, Jancarlos M. A construção de significados sobre a natureza da luz: um estudo utilizando o IMZ. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 14, 2012, Maresias – São Sebastião. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2012.

MELLO, Dante A. Alves de; GOBARA, S. Takeco. As interações em um laboratório virtual de aprendizagem colaborativa de física: minúcias indiciais de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 15, 2014, Maresias – São Sebastião. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2014.

PEREIRA, Alexsandro Pereira de. Implicações da perspectiva de Wertsch para a interpretação da teoria de Vygotsky no Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 518-535. 2014. Disponível em: . Acesso em: 25 ago. 2019.

PEREIRA, Marta M.; ABIB, Maria Lúcia V. dos S. Ensino por investigação e aprendizagem dos conceitos físicos e de habilidades ao longo do tempo. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 14, 2012, Maresias. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2012.

ROCKWELL, Elsie. La escuela cotidiana. Cidade do México: Fondo de cultura económica, 1995.

SAMPAIO, Carlos Magno; SANTOS, Emerson Izidoro dos. Proposta para uma interface moebiana entre física e poesia. In: encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 14, 2012, Maresias. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2012.

SCARINCI, Anne L. A contribuição do parceiro menos capaz para a construção do conhecimento em física. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 15, 2014, Maresias. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2014.

STOLTZ, Tania. As perspectivas construtivistas e histórico-cultural na educação escolar. 3. ed. Curitiba: Ibpex, 2012.

TELICHEVESKY, Lucas; CAVALCANTI, Cláudio Jose de H.; OSTERMANN, Fernanda. Física Quântica no Ensino Médio: análise bahktiniana de uma aula sobre dualidade onda-partícula. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 15, 2014, Maresias. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2014.

VARGAS, Jaqueline S.; GOBARA, Shirley T. Ocorrência de interações nas aulas de física envolvendo alunos com surdez em escolas públicas de Campo Grande. In: Encontro de Pesquisas em Ensino de Física, 14, 2014, Maresias. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2012.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do Pensamento e da linguagem. Tradução de P. BEZERRA. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

VYGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Published
2020-12-01
How to Cite
1.
Milani I, Stoltz T, Higa I. VYGOTSKY E O ENSINO DE FÍSICA: UM OLHAR A PARTIR DO ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA. arqmudi [Internet]. 2020Dec.1 [cited 2025Sep.6];24(3):204-15. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55468
Section
Review Article on Teaching Methodologies in Basic and Higher Education