ANÁLISE DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS PROVENIENTES DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

  • Reginaldo A. Zara Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Samuel S. Casanova Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Abstract

A produção de material didático para ensino de Física tem sido impulsionada pelos Programas de Mestrado na modalidade profissional pois, além da dissertação, os mestrandos devem produzir um Produto Educacional (PE) e implementá-lo em sala da aula. No caso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, entre os anos de 2013 (ano de implantação) e 2018 foram disponibilizados mais de 300 Produtos Educacionais diferentes no site no Programa na Internet. Neste trabalho apresentamos proposta de análise e classificação dos Produtos Educacionais provenientes do MNPEF, partindo de suas caraterísticas fundamentais como a Subárea predominante, Temática Principal, Natureza e Tipologia. Este tipo de análise ainda não está presente na literatura apesar da quantidade relevante de PE produzidos até o momento. Com isso, esperamos construir uma classificação dos Produtos Educacionais com base em seu conjunto de caraterísticas que possa servir de guia aos professores para a escolha de PE a serem utilizados em sala de aula. 

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Author Biography

Samuel S. Casanova , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduando em Matemática, Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/Unioeste/FundaçãoAraucária

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Published
2020-12-01
How to Cite
1.
Zara RA, Casanova SS. ANÁLISE DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS PROVENIENTES DO MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA. arqmudi [Internet]. 2020Dec.1 [cited 2025Sep.6];24(3):267-76. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55501
Section
Original Article in Teaching Methodologies in Basic and Higher Education