AS YABÁS COMO REPRESENTATIVIDADE NO ENSINO DE FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Abstract
Este trabalho trata das mulheres negras nas ciências, especialmente no ensino de Física. O termo Yabás, em língua yorubá, refere-se a cosmovisão, bem como a divindades africanas. O material didático que ilustra, mobiliza ou narra sobre a mulher negra na produção científica ainda é escasso, bem como os relatos biográficos de mulheres negras cientistas, para trabalhar sobre inclusão e diversidade, no ensino de física, especialmente para educação anti-opressiva. As mulheres cientistas, na história das ciências, com lutas individuais e coletivas, são diferenciais no ensino de física. O objetivo deste trabalho é contribuir para a discussão da diversidade e inclusão no ensino de física. Realizaram-se atividades, de auxílio didático-pedagógico, baseadas nos princípios do designer Richester nas aulas de Física, para estudantes do primeiro ano do ensino médio. A promoção de equidade de gênero e raça, no contexto científico e educacional, no ensino de ciências, atende a demanda de inclusão e diversidade. O resultado deste estudo aponta que o uso de relatos bibliográficos, associados a representatividade, superação de obstáculos e reflexão da sociedade, no ensino de física, está alinhado a educação inclusiva e diversidade.
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