Development of the didactic game “Perfil-Educação Sexual” as an integrated tool teaching in Basic Education
Abstract
Based on the understanding that sexual activity among adolescents and young people may become a social problem due to sexually transmitted infections (STI) and unwanted pregnancies, there is a clear need for debates on issues related to Sex Education, such as for example, sexual initiation, early pregnancy, anatomy and physiology of reproductive organs, occurrence of STs and contraceptive methods. In addition, there is a limitation of schools when dealing with this topic, since the classes, mostly expository, do not open space for discussions and lead to disinterest and distraction from students. For this reason, our objective was to develop the didactic game “Perfil – Educação Sexual”, which deals with questions about the human reproductive system, contraceptive methods and the main sexually transmitted infections, as an auxiliary tool in addressing issues related to Sex Education. The didactic game kit consists of 1 rules manual, 6 colored pawns, 1 60cmx30cm board, 1 dice and 34 cards with ten tips each. Although didactic games contribute to fill in the gaps and facilitate the appropriation of knowledge through enthusiasm, care must be taken not to divert the focus from its real objective and, for this reason, the teacher should use them consciously, so that achieve the proposed objectives.
Downloads
Metrics
References
ANTUNES, C. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 13ª ed. Petrópolis, 1998.
BIZZO, N. Biologia: Novas Bases. 1ª ed. IBEP: il. São Paulo, 2016.
BOUZAS, I.C.S, CADER S.A, LEÃO L. Gravidez na adolescência: uma revisão sistemática do impacto da idade materna nas complicações clínicas, obstétricas e neonatais na primeira fase da adolescência. Adolescência & Saúde. v. 11, n.3, p. 7-21, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: introdução aos parâmetros nacionais. MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual. MEC/SEF, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemáticas e suas Tecnologias, vol. 2. MEC/SEMT, 2008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Pesquisa Saúde Brasil. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST/Aids. Boletim Epidemiológico Aids e DST. 2019.
BRENELLI, R. P. O jogo como espaço para pensar: a construção de noções lógicas aritméticas. Campinas. Editora Papirus, 1996.
BRETONES, P. S. Jogos para o Ensino de Astronomia. 2ª ed. Campinas: Átomo, 2014.
CAMPOS, L.M.L.; BORTOLOTO, T.M.; FELÍCIO, A.K.C. A produção de jogos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Cadernos do Núcleo de Ensino. v. 47, p. 47-60, 2003.
CARNEIRO, M. A. B. Jogando, descobrindo, aprendendo (depoimentos de professores e alunos do terceiro grau). 1990. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo.
CHAGURI, J.P. O ensino do espanhol com atividades lúdicas para aprendizes brasileiros. Revista X, v. 2, p. 73-89, 2009.
CHATEAU, J. O Jogo e a Criança. Papirus Editora: São Paulo, 1997.
COSTA, R. C.; GONZAGA, G. R.; MIRANDA, J. C. Desenvolvimento e validação do jogo didático Desafio Ciências – Animais para utilização em aulas de Ciências no Ensino Fundamental Regular. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. v. 9, p. 9-12, 2016.
FIGUEIRÓ, M.N.D. Educação Sexual: como ensinar no espaço da escola. Revista Linhas, v.7, n. 1, p. 1-21, 2006.
FILHO, J.W.S.; BRITO, C.E.N.; SANTOS, C.L.; ALVES, A.C.M.; SCHNEIDER, H.N. Jogo Tartarugas: Objeto de aprendizagem na Educação Ambiental. In: Anais IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2008.
GARCIA, R.F; DE MARCHI, C.M.D. Abordagem sobre a importância da contracepção, uso de camisinha e da orientação sexual na prevenção de DST’s/AIDS e gravidez na adolescência. Arquivos do Museu Dinâmico Interdisciplinar. v. 5, n. 1, p. 34-39, 2012.
GAVÍDIA, V. A construção do conceito de transversalidade. In: ÁLVAREZ, M. N. et al. Valores e temas transversais no currículo. Artmed: Porto Alegre, p. 15-30, 2000.
GONZAGA, G.R.; MIRANDA, J.C.; FERREIRA, M.L.; COSTA, R.C.; FREITAS, C.C. C.;
FARIA, A.C.O. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública. v. 17, ed. 7, p. 1–11, 2017.
HOFFMANN, A. C. O. S; ZAMPIERI, M. F. M. A atuação do profissional da enfermagem na socialização de conhecimentos sobre sexualidade na adolescência. Revista de Saúde Pública de Santa Catarina. v. 2, p. 56-69, 2009.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 18ª ed. Editora Vozes. Petrópolis, 2014.
LINHARES, S; GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Biologia Hoje. v. 1. 3ª ed. Ática. São Paulo, 2016.
LIRA, A.; JOFILI, Z. O Tema transversal orientação sexual nos PCN e a atitude dos professores: convergentes ou divergentes? Ensino, Saúde e Ambiente. v.3, n. 1, p. 22-41, 2010.
LONGO, V.C.C. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Textos FCC. v. 35, p. 130-159, 2012.
LOPES, M. G. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. 7ª ed. Editora Cortez. São Paulo, 2011.
LOPES, O. R. & CARNEIRO, C. D. R. O jogo “Ciclo das Rochas” para ensino de Geociências. Revista Brasileira de Geociências. v.39, n.1, p. 30-41, 2009.
LOPES, S. e ROSSO, S. Bio. v. 2. 3ª ed. Saraiva. São Paulo. 2016a.
LOPES, S. e ROSSO, S. Bio. v. 3. 3ª ed. Saraiva. São Paulo. 2016b.
MACEDO, L.; PETTY, A.L.S.; PASSOS, N.C. Aprender com jogos e situações-problema. Artes Médicas Sul. 1ª ed. Porto Alegre. 2000.
MANHÃES. L.L.A.; MARINHO, R.S.S.; SILVA, L.G.M.; SANTOS, M.M.; BARRETO, C.M.B. Brincando que se aprende: Um jeito divertido de aprender sobre métodos anticoncepcionais. In: Anais: XII Congresso Nacional de Educação, p. 12517-12534, 2015.
MARQUES, A.; LEÃO, D. C.; BEDIN, R. C. Sexualidade e Orientação Sexual na Escola em Foco: algumas reflexões sobre a formação de professores. Revista Linhas. v. 11, n. 1, p. 36-52, 2010.
MARTINS, I.C.P.; BRAGA, P.E.T. Jogo didático como estratégia para o ensino de divisão celular. Essentia. v.16, n.2, p.1-21, 2015.
MARTINS, L. B. M. Conhecimento, atitude e prática sobre métodos anticoncepcionais, prevenção de DST/AIDS em adolescentes de escolas públicas e privadas do município de São Paulo. 2005. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências Médicas – UNICAMP, Campinas.
MENDONÇA, V.L. Biologia: o ser humano, genética, evolução. 3ª ed, v. 3. Editora AJS, São Paulo. 2016.
MIRANDA, J.C. Adolescência e vida sexual: o retrato de uma escola pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. SaBios – Revista de Saúde e Biologia. v. 8, p. 31-40, 2013.
MIRANDA S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje. v.28, n.168, p. 64-66, 2001.
NUNES, C. S.; SILVA, N.P.G.; ELLIAS, D.G.; Albuquerque, H.N. Avaliação do uso de atividades lúdicas e exercício de fixação no ensino de biologia, Baraúna-PB. Revista Brasileira de Informações Científicas. v.2, n.3, p.48-54, 2011.
PEDROSO, C. V. Jogos didáticos no ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: Anais: IX Congresso Nacional de Educação – Educere, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba-PR. p. 1-9, 2009.
PEREIRA, G. R.; GREGORIO, V. L. S. S.; ANSELMO, F. C. Uso da atividade lúdica para o ensino do sistema circulatório, aplicado para os alunos do 2º ano do ensino médio. In: Anais: Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica. 2013.
RAUBER. A.; VENZKE, T. R. F.; HERMEL, E. do E. S. Estudando a sexualidade com jogos didáticos. In: Anais: XII Encontro sobre Investigação na Escola. v. 3, p.392– 397, 2016.
SANTOS, K.M.; MIRANDA, J.C. Uso de um jogo didático como motivador para estudo da relação entre o Rio Pomba e a cidade de Santo Antônio de Pádua-RJ. Revista Educação Ambiental em Ação. v. 61, p. 1-18, 2017.
SANTOS, S. M. P. A ludicidade como ciência. 1ª ed. Vozes. Petrópolis. 2001.
SANTOS, T.M.B.C.; BRANDÃO, G.O. Elaboração de um jogo didático: perfil: refletir a sexualidade. 2013. Disponível em: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6317. Acesso em 10 de novembro de 2020.
SILVA, J.C. DA; SASSON, S.; JÚNIOR, N.C. Biologia. 12ª ed. v. 2. Saraiva. São Paulo. 2016.
SILVA, R. Orientação Sexual: Possibilidade de Mudança na Escola. 1ª ed. Editora Mercado de letras. Campinas. 2002.
TEIXEIRA M.C; ROCHA L. J. P; SILVA V.S. Lúdico: Um Espaço para a Formação de Identidades. In: Anais: III Simpósio de Formação de Professores, Rio de Janeiro, p. 1-14. 2005.
VALENTE, T.; COSTA, A.R.A; OLIVEIRA, M.G; TAVARES, R.F.; SOUZA, T.M.F. A contribuição do lúdico no processo de ensino- aprendizagem. Tempo & Ciência, Revista do Centro Universitário Luterano de Manaus, n. 11/12, 2005.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
