DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO “PERFIL - EDUCAÇÃO SEXUAL” COMO FERRAMENTA INTEGRADA AO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Jean Carlos Miranda UFF
Palavras-chave: Jogos didáticos; Educação sexual; Ensino de Biologia

Resumo

A partir do entendimento de que a atividade sexual entre adolescentes e jovens pode vir a se tornar um problema social em razão de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez indesejada, é notória a necessidade de debates a respeito de questões relacionadas à Educação Sexual, como por exemplo, iniciação sexual, gravidez precoce, anatomia e fisiologia dos órgãos reprodutores, ocorrência de IST e métodos contraceptivos. Além disso, existe uma limitação das escolas ao tratarem sobre esse tema, uma vez que as aulas, em sua maioria expositivas, não abrem espaço para discussões e levam ao desinteresse e à distração dos alunos. Por essa razão, nosso objetivo foi desenvolver o jogo didático “Perfil – Educação Sexual”, que trata de questões sobre o sistema reprodutor humano, os métodos contraceptivos e as principais infecções sexualmente transmissíveis, como ferramenta auxiliar na abordagem de temas relacionados à Educação Sexual. O kit do jogo didático é comporto por 1 manual de regras, 6 peões coloridos, 1 tabuleiro de 60cmx30cm, 1 dado e 34 cartas com dez dicas cada. Apesar de os jogos didáticos contribuírem no preenchimento de lacunas e facilitarem a apropriação do conhecimento por meio do entusiasmo, é preciso atenção para não desviar o foco do seu real objetivo e, por essa razão, o professor deve usá-los de maneira consciente, para que se atinja os objetivos propostos.

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Publicado
2021-08-13
Como Citar
1.
Miranda JC. DESENVOLVIMENTO DO JOGO DIDÁTICO “PERFIL - EDUCAÇÃO SEXUAL” COMO FERRAMENTA INTEGRADA AO ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. arqmudi [Internet]. 13º de agosto de 2021 [citado 6º de setembro de 2025];25(2):27-8. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/59759
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior