ANÁLISE DE PÁGINAS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM® COM FOCO NA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO FILO ARTHROPODA
Resumen
As redes sociais estão muito presentes no dia a dia dos alunos, o que as tornaram uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, pois é um espaço acessível a toda a população. Visando a disciplina de zoologia de invertebrados, mais especificamente a classe do Filo Arthropoda, os pequenos invertebrados que possuem características que precisam ser vistas de perto para facilitar uma melhor diferenciação de suas espécies, este trabalho teve como objetivo analisar redes sociais de divulgação científica, a fim de ver os seus respectivos alcances e engajamentos na rede social Instagram. A partir da análise desses ambientes virtuais pode-se observar que é possível promover uma articulação potente entre conhecimento científico e sociedade, assim como potencializar o ensino e aprendizagem a partir de recursos midiáticos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Dito de outra forma, os resultados dessa pesquisa colaboraram com a perspectivas que trazem as redes sociais como ferramentas de facilitação da aprendizagem.
Descargas
Metrics
Citas
BARBOSA, Juliana da Silva Dias; BATISTA, Danilo Lemos. AS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO. V Colóquio Internacional- Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão- SE, 2011.
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. Disponível em:
COSTA, Franciely Vanessa. Uso do Instagram como ferramenta de estudo: análise de um perfil da área biológica. Res., Soc. Dev. 2019; 8(10):e238101360 ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i10.1360.
HINERASKYP, Daniela Aline. O Instagram Como Plataforma De Negócio de Moda: dos “itbloggers” às “it-marcas” 1. Congresso Internacional de Comunicação e Consumo. ESPM/RS – Unifra/RS. 2014.
MALAVÉ, Mayra. O papel das redes sociais durante a pandemia. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz). Maio, 2020. Disponível em:
NETO, J. M. F. Antunes. Sobre Ensino, Aprendizagem e a Sociedade da Tecnologia: Por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, FATEC de Itapira. Ago/Fev, 2020.
PAULINO, W. R. Biologia - seres vivos/ fisiologia. São Paulo: Ática, v.2, 2005.
PEREIRA, Rosecléia da Silva. O USO DE FOTOGRAFIAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA. Universidade De Brasília Faculdade Unb Planaltina Licenciatura Em Ciências Naturais. Planaltina-DF, Junho 2014.
PERUZZI, Sarah Luchese; FOFONKA, Luciana. A IMPORTÂNCIA DA AULA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO: A VISÃO DOS PROFESSORES DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. Disponível em:
PULZATTO, Mikaela Marques;CONTIERI, Beatriz Bosquê; MUNIZ, Carolina Mendes; GRANZOTTI, Rafaela Vendrametto; SCOARIZE, Matheus Maximilian Ratz; BENEDITO, Evanilde. O papel das redes sociais na divulgação científica do projeto S.O.S. Riachos de Maringá. Área Temática: Meio Ambiente.
SANTOS, Kathyane Clemente Cabral dos; DURÃO, André Falcão. @DESCUBRAPERNAMBUCO: UM ESTUDO SOBRE O ENGAJAMENTO ONLINE DO CONSUMIDOR NO INSTAGRAM OFICIAL DO ESTADO. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review | São Paulo | v. 10 | n. 1 | p. 187-210 | jan./abr. 2021.
SANTOS, M., Almeida, R., ANTUNES, S. C. (2018). Artrópodes, Rev. Ciência Elem, V6(02):042. doi.org/10.24927/rce2018.042.
SILVA, Maria José Sousa da, SILVA, Raniele Marques da. EDUCAÇÃO E ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E DESENCONTROS. Disponível em:
SOUZA, Dominique Guimarães; MIRANDA, Jean Carlos; COELHO, Lincoln Mansur. REDES SOCIAIS E O ENSINO DE BIOLOGIA: O USO DO QUIZ DO INSTAGRAM COMO RECURSO DIDÁTICO. Recite - Revista Carioca de Ciência Tecnologia e Educação, 2020. Disponível em:
SCHEIDEMANTEL, Sheila Elisa, KLEIN, Ralf, TEIXEIRA, Lúcia Inês. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
