ANÁLISE DE PÁGINAS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM® COM FOCO NA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO FILO ARTHROPODA

Resumen

As redes sociais estão muito presentes no dia a dia dos alunos, o que as tornaram uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, pois é um espaço acessível a toda a população. Visando a disciplina de zoologia de invertebrados, mais especificamente a classe do Filo Arthropoda, os pequenos invertebrados que possuem características que precisam ser vistas de perto para facilitar uma melhor diferenciação de suas espécies, este trabalho teve como objetivo analisar redes sociais de divulgação científica, a fim de ver os seus respectivos alcances e engajamentos na rede social Instagram. A partir da análise desses ambientes virtuais pode-se observar que é possível promover uma articulação potente entre conhecimento científico e sociedade, assim como potencializar o ensino e aprendizagem a partir de recursos midiáticos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Dito de outra forma, os resultados dessa pesquisa colaboraram com a perspectivas que trazem as redes sociais como ferramentas de facilitação da aprendizagem.

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Biografía del autor/a

Ana Paula de Souza Valim, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

Licenciada em Ciências Biológicas pelo IFPR/ Umuarama.

Alex Sandro Barros de Souza, Instituto Federal do Paraná - IFPR/Umuarama

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Docente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Umuarama – Instituto Federal do Paraná – IFPR.

Marcelo Alberto Elias, IFPR- Instituto Federal do Paraná

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM) UNICAMP, mestre em Biologia das Interações Orgânicas (UEM), especialista em Biotecnologia (UEM), licenciando em Ciências Biológicas (UNINGÁ) e docente EBTT no Instituto Federal do Paraná - IFPR, atuando na educação básica/técnica e formação de professores de Ciências e Biologia.

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Publicado
2023-08-12
Cómo citar
1.
Paula de Souza Valim A, Sandro Barros de Souza A, Elias MA. ANÁLISE DE PÁGINAS DA REDE SOCIAL INSTAGRAM® COM FOCO NA UTILIZAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIAR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO FILO ARTHROPODA . arqmudi [Internet]. 12 de agosto de 2023 [citado 6 de septiembre de 2025];27(2):01-. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/68019
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior