EXTENSIONIST EXPERIENCES WITH ASTRONOMY: REPORT ON THE ASTROPOP PROJECT
Abstract
In this work, we present some of the actions developed within the scope of the Astropop extension project, underway in Setor Palotina. Our project aims to popularize Astronomy topics among Basic Education students and teachers. We understand that Astronomy topics are extremely relevant for society, especially for children, and can be important allies for science teachers at school. With this focus, since the beginning of the year we were invited to prepare a monthly text on Astronomy in a local newspaper. Therefore, we produce children's language texts on astronomical subjects aiming to instigate questions about the topic, as well as proposing activities to be carried out with families or even in the school environment. In addition, we hold workshops, which take place in person at the university's Teaching Laboratory, where theoretical and practical activities are carried out with teachers and students based on Astronomy themes present in the school curriculum.
Downloads
References
BARTELMEBS, R. C. Ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: Como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escola. 2016. 211 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6809 . Acesso: 03 set. 2020.
BARTELMEBS, R. C. Ensino de Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: Como evoluem os conhecimentos dos professores a partir do estudo das ideias dos alunos em um curso de extensão baseado no modelo de investigação na escola. 2016. 211 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
BARTELMEBS, R. C. et al. FORMAÇÃO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE EXTENSÃO. Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 334-349, 29 dez. 2020.
CANIATO, Rodolpho. Um projeto brasileiro para o ensino de física. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1974.
CARMO, A. P. C.; SOUSA, R. S.; GALIAZZI, M.C. Experiências estéticas na formação de professores de ciências e matemática: influências da hermenêutica gadameriana. In: Revista Educação Matemática Pesquisa. V. 24, n2, p. 404-432, 2022. Disponível em https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/57412/40265
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GOMES, L. N.; BARTELMEBS, R. C. Laboratório de Ensino: possibilidades para repensar a extensão universitária na educação em ciências. EXTENSÃO EM FOCO, v. 31, p. 151-168, 2023.
LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em educação em Ciências). UNESP, BAURU, 2004.
LANGHI, R. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual de São Paulo - (UNESP), Bauru, 2009.
HOSUME, Y.; LEITE, C. Explorando a dimensão espacial na pesquisa em ensino de astronomia. Enseñanza de las ciências. v. 8, n. 3, p. 797 – 811, set./out. 2009.
LEONÊS, A. S. Oficinas de aprendizagem em Astronomia: uma proposta de ação baseada na experiência do Planetário de Brasília. 2019. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) -Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/35733. Acesso em:03 set. 2023.
MOREIRA, I. D. C.; MASSARANI, L. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. Ciência e Público: Caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.
SOARES, L. T. (Re) definições das relações da Extensão com a Sociedade: a questão da Prestação de Serviços. In: SESU/MEC VII SEMINÁRIO NACIONAL REUNI, 2013. (PDF) Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ - Pró-reitora de Extensão. 2013, p 70-86.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa: do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.

Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.







