ADAPTAÇÃO DA METODOLOGIA “SALA DE AULA INVERTIDA” COM APLICAÇÃO DE RECURSO EDUCACIONAL ABERTO “QUIZIZZ” PARA AVALIAÇÃO: RELATO DE EXPERÊNCIA
Resumo
O presente artigo descreve um relato de experiência oriundo da observação de seis aulas introdutórias de Química Orgânica, no terceiro ano do Ensino Médio, em um colégio estadual do Oeste do Paraná. O objetivo foi analisar a adaptação da metodologia de Sala de Aula Invertida com a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA), a partir das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na avaliação da aprendizagem por meio da Plataforma Quizizz. Para tanto, foi observada a adaptação da metodologia, a interpretação e o trabalho dos estudantes, assim como a atuação do professor como mediador. O trabalho também dialoga com as práticas pedagógicas e as vantagens sobre a utilização dos REA para o ensino e para a aprendizagem. Em síntese, concluímos que a utilização da metodologia Sala de Aula Invertida é promissora e pode ser adaptada de acordo com a realidade escolar. Consideramos também, que os Recursos Educacionais Abertos são contribuintes para a aprendizagem, podendo ser utilizados no engajamento dos estudantes e permitindo o desenvolvimento de novas habilidades em pesquisas, contribuindo com os processos avaliativos.
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