ENVIRONMENTAL EDUCATION: AN ESSENTIAL TOOL IN THE ONE HEALTH APPROACH FOR THE DEVELOPMENT OF NEW CONSCIOUS CITIZENS
Abstract
The sustainable development goals, proposed by the United Nations for the 2030 agenda, aim to improve the quality of life of the young people of the future, one of which is to guarantee the acquisition of knowledge and skills that stimulate sustainable development, through education. The One Health approach aims to provide higher quality health for everyone (human-animal-environment), one of its tasks being to educate the population about health problems and their means of prevention. The focus of this work was to report the monitoring during the 25-day curricular internship period, in environmental education activities, carried out with students from five municipal schools in the Municipality of Quitandinha, Paraná, namely Escola Municipal Leonor Moura de Andrade, Escola Municipal of Campo Vilson Hasselmann, Escola Municipal do Campo Bom Jesus, Escola Municipal do Campo Jacomel and Escola Municipal do Campo São João. 5th year students aged between 9 and 11 participated in the so-called “Oficina de Saúde Única” under the eyes of medicine veterinary, using pedagogical foundations, scientific literature and support resources to teach classes. It is expected that the intervention will result in the formation of more aware citizens regarding environmental and health issues.
Downloads
Metrics
References
BRASIL. Ministério da Educação. Um pouco da história da Educação Ambiental. Brasília, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/historia.pdf. Acesso em 30 de out. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde Única. Brasília, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-unica. Acesso em 30 out. 2023.
BRASIL. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília, DF: Ministério da Saúde, gabinete do ministro, 2011. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt2488_21_10_2011.html. Acesso em 30 out. 2023.
CARNEIRO, L. A.PETTAN-BREWER, C. Pesquisa em Saúde & Ambiente na Amazônia: perspectivas para sustentabilidade humana e ambiental na região. One Health: Conceito, História e Questões Relacionadas – Revisão e Reflexão. Editora Científica. 2021.
CERVIL, F. O.; NEGRÃO, G. N. Educação Ambiental: Novas Metodologias para Prática Docente com Alunos de Ensino Médio. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná, v.1 p. 7, 2016.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA VETERINÁRIA. O médico-veterinário atua pela saúde e pelo bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/areas-de-atuacao-do-medico-veterinario/medicos-veterinarios/2020/01/29. Acesso em: 15 abr. 2024.
DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. M. M. Paulo Freire e Educação Ambiental: contribuições a partir da obra Pedagogia da Autonomia. Paraná. 2012.
DOMINGUES, L. R.; CESAR, J. A.; FASSA, A. G.; DOMINGUES, M. R. Guarda responsável de animais de estimação na área urbana do município de Pelotas, RS, Brasil. Ciência e Sáude Coletiva. Pelotas, 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. São Paulo, 1996.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS (UNICEF). Dois terços dos objetivos globais para os direitos e o bem-estar das crianças estão atrasados em relação ao prazo de 2030, 2023. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/dois-tercos-dos-objetivos-globais-para-os-direitos-e-o-bem-estar-das-criancas-estao-atrasados-em-relacao-ao-prazo-de-2030. Acesso em 30 out. 2023.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS (UNICEF). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2023. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel#:~:text=Medidas%20tomadas%20para%20proteger%20os,das%20crian%C3%A7as%20e%20dos%20adolescentes. Acesso em 30 out. 2023.
UNITED NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME AND INTERNATIONAL LIVESTOCK RESEARCH INSTITUTE (UNEP). Preventing the Next Pandemic: Zoonotic diseases and how to break the chain of transmission. Nairobi, Kenya, 2020.
GOIÁS, Secretaria Estadual de Saúde. Lavagem das mãos previne doenças. Goiás, 2019. Disponível em:https://www.saude.go.gov.br/noticias/77-lavagem-das-maos-previne-doencas.
Acesso em 09 nov. 2023.
GOMES, G.; O.; FODRA, J. D.; MASSABINI A. C.; CAVICCHIOLI, M. Zoonoses: as doenças transmitidas por animais. Revista Brasileira. Multidisciplinar. São Paulo, v. 25 n. 22, 2022.
GONÇALVES , T. V.; GONÇALVES, T. O. Reflexões sobre uma prática docente situada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: Geraldi, C. M. G.; Fiorenti, D.; Pereira, E. M. A. (Orgs.) Cartografia do Trabalho Docente: professor (a) pesquisador (a). Mercado das Letras: Campinas. São Paulo. p. 109, 1998.
GUIMARÃES, A. S.; CARVALHO, B. C. Saúde Única: o conceito abrangente e definitivo. Anuário Leite. Embrapa, 2021.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades e Estados. Quitandinha. 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr/quitandinha.html. Acesso em 30 out. 20233.
KAHN L. H; KAPLAN, B; STEELE, J. H. Confronting zoonoses through closer collaboration between medicine and veterinary medicine (as ‘one medicine’). Vet Ital. 43(1):5-19. 2007.
MARTINS, D. S.; Braga, I. A.; Paula, E. M. N.; Godinho, M. B. A importância do Médico Veterinário na Saúde Única. Anais da XVI Semana Universitária, XV encontro de Iniciação Científica, VIII Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação. 2021. v. 1 n. 1.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). One Health. Set de 2017. Disponível em: https://www.who.int/news-room/questions-and-answers/item/one-health. Acesso em 30 out 2023.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Os objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em 30 de out. 2023.
PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo. 5 p, 2005.
REIGOTA, M. Desafios da educação Ambiental escolar. Educação, Meio Ambiente e Cidadania: Reflexões e Experiências. São Paulo, 122 p, 1998.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
