I EXPOBIO, UMA ESTRATÉGIA DE SAÍDA PARA SITUAÇÕES DE PERIGO EMINENTE NA COLETIVIDADE: A EXCLUSÃO SOCIAL

  • Eduardo José de Almeida Araújo Professor substituto do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
  • Jussara Rocha Ferreira Professora titular aposentada do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
  • Diogo dos Santos Nascimento Acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
  • Mariela Otoni do Nascimento Acadêmica de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias

Resumen

A Semana do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Goiás é uma reunião acadêmica de cunho científico, organizada pelos alunos do Curso de Graduação de Ciências Biológicas. No ano de 2000, na XII Semana do ICB e V Jornada Científica do ICB, comemorando os 500 anos do Brasil, realizou-se atividades que estimulassem a docência em Biologia. Neste intuito organizamos a I EXPOBIO, onde os alunos de graduação interagiram com a comunidade através de extensão universitária. A exposição continha três áreas temáticas: Anatomia humana; anatomia comparada e educação ambiental. Seiscentos alunos de ensino fundamental e médio da região metropolitana de Goiânia-GO foram recebidos. Aspectos de similaridade entre o homem e os animais foram mostrados para compreensão das relações evolutivas existentes entre os seres vivos. As relações de interdependência na relação homem/ambiente chamaram a atenção para a necessidade de preservação da natureza. Esta vivência conduziu os organizadores a atitudes reivindicatórias como: Repensar as metodologias de ensino usadas nos cursos de graduação; como formar futuros docentes efetivamente capazes de formar transformando essa população carente? Qual o perfil do profissional das licenciaturas que nos torne capazes de impulsionar as mudanças sociais? Acreditamos que o contato direto de alunos universitários com estudantes do ensino fundamental e médio pode estimulá-los, despertando nestes últimos a vontade de participar da vida universitária no futuro.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Eduardo José de Almeida Araújo, Professor substituto do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Professor substituto do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Jussara Rocha Ferreira, Professora titular aposentada do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Professora titular aposentada do departamento de morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Diogo dos Santos Nascimento, Acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas do  Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Mariela Otoni do Nascimento, Acadêmica de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Acadêmica de licenciatura em Ciências Biológicas do  Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goias
Publicado
2013-03-11
Cómo citar
1.
Araújo EJ de A, Ferreira JR, Nascimento D dos S, do Nascimento MO. I EXPOBIO, UMA ESTRATÉGIA DE SAÍDA PARA SITUAÇÕES DE PERIGO EMINENTE NA COLETIVIDADE: A EXCLUSÃO SOCIAL. arqmudi [Internet]. 11 de marzo de 2013 [citado 6 de septiembre de 2025];7(1):12-7. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20086
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior