APOPTOSE: BENEFÍCIOS E PREJUÍZOS DA MORTE CELULAR PROGRAMADA
Resumen
Em muitos tecidos de replicação e no processo de desenvolvimento embrionário, o exame das populações celulares é obtido através do controle da taxa de mortalidade celular, fenômeno desencadeado geneticamente. Este processo conhecido como apoptose contrasta com a morte celular que resulta de muitos processos patológicos ou de estímulos deletérios (necrose). Ocorre a modelação de órgãos, na manutenção da homeostasia do sistema imunológico, em vários processos normais como a reparação da molécula de DNA e, também, em várias doenças como o câncer, AIDS, entre outras. O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura, onde foram enfocados aspectos conceituais da apoptose, sua caracterização morfológica e ocorrência, considerando que atualmente este é um dos processos mais vigorosamente investigados na biologia.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
