SENSO COMUM X CONHECIMENTO CIENTÍFICO: AS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO
Resumen
Este trabalho teve como objetivo principal verificar se no âmbito escolar, os alunos da educação básica emitem concepções acerca do sistema digestório associadas ao senso comum e/ou ao conhecimento científico. Um questionário, contendo nove perguntas abertas sobre o sistema digestório, foi aplicado a 40 alunos do Ensino Médio e 40 alunos do ensino Fundamental de um colégio público de Cascavel-PR. As respostas foram analisadas quanti-qualitativamente para cada nível de ensino. Posteriormente, as concepções verificadas no ensino Fundamental e Médio foram comparadas. Na análise dos resultados, observou-se a presença de conceitos isolados, fragmentados e restritos sobre a morfofisiologia do sistema digestório. Na esquematização do sistema digestório, realizada pelos alunos, foram verificados erros relacionados à localização e denominação das estruturas que compõem o trato gastrointestinal, sendo que os desenhos apresentaram predominantemente componentes estruturais e ausência de comportamento e mecanismos digestivos. A estrutura anatômica esquematizada teve influência dos modelos de ensino onde há basicamente imagens planas, com prevalência de características estruturais do sistema digestório, sobre a dinâmica e processos. Conclui-se que na amostra pesquisada, há prevalência de conceitos do senso comum sobre o conhecimento científico em relação ao sistema digestório.Descargas
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