ELEMENTOS DA PAISAGEM NO TRAJETO PARA A ESCOLA: LOCALIZANDO O PARQUE DO CINQUENTENÁRIO (MARINGÁ – PR)

  • Renata Mayara Campos Universidade Estadual de Maringá
  • Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira Universidade Estadual de Maringá
  • Letícia Andrea Almenara Ferreira Universidade Estadual de Maringá
  • Anna Luiza Sória de Santana Universidade Estadual de Maringá

Resumen

A sociedade, ao se apropriar da natureza através do uso de seus recursos, intervém sobre o meio e desencadeia um processo de alterações, as quais culminam em novas configurações das paisagens. A paisagem é moldada em reflexo aos interesses econômicos, sociais e culturais da sociedade que nela se insere, a qual se caracteriza por elementos da paisagem que integram sua vida cotidiana, num processo de troca e de interatividade.

A leitura e interpretação da organização espacial e das suas paisagens estão relacionadas à percepção que o indivíduo tem do ambiente, e são de grande importância para o conhecimento e a compreensão das relações homem-natureza (Rio & Oliveira, 1999).

Consideramos que a leitura da paisagem é fundamental para a compreensão da relação entre a sociedade e o meio. Assim, uma reserva urbana apreende, além dos aspectos ecológicos, elementos da paisagem, os quais possibilitam a promoção de uma relação com a comunidade do seu entorno.

Nesse contexto, este estudo objetivou reconhecer as identidades construídas em relação ao ambiente natural, e em especial ao Parque do Cinquentenário, contidas no contexto dos trajetos diários de alunos do ensino fundamental de uma escola próxima à reserva ecológica. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Renata Mayara Campos, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Biologia
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Biologia
Letícia Andrea Almenara Ferreira, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Biologia
Anna Luiza Sória de Santana, Universidade Estadual de Maringá
Departamento de Biologia

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2010.

RIO, V.D.; OLIVEIRA L. de. (Org.). Percepção ambiental: a experiência brasileira. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel. 1999.

Publicado
2014-03-12
Cómo citar
1.
Campos RM, Rosas Moreira ALO, Ferreira LAA, de Santana ALS. ELEMENTOS DA PAISAGEM NO TRAJETO PARA A ESCOLA: LOCALIZANDO O PARQUE DO CINQUENTENÁRIO (MARINGÁ – PR). arqmudi [Internet]. 12 de marzo de 2014 [citado 6 de noviembre de 2025];17(1):5-. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/23268
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior