ELEMENTOS DA PAISAGEM NO TRAJETO PARA A ESCOLA: LOCALIZANDO O PARQUE DO CINQUENTENÁRIO (MARINGÁ – PR)
Resumo
A sociedade, ao se apropriar da natureza através do uso de seus recursos, intervém sobre o meio e desencadeia um processo de alterações, as quais culminam em novas configurações das paisagens. A paisagem é moldada em reflexo aos interesses econômicos, sociais e culturais da sociedade que nela se insere, a qual se caracteriza por elementos da paisagem que integram sua vida cotidiana, num processo de troca e de interatividade.
A leitura e interpretação da organização espacial e das suas paisagens estão relacionadas à percepção que o indivíduo tem do ambiente, e são de grande importância para o conhecimento e a compreensão das relações homem-natureza (Rio & Oliveira, 1999).
Consideramos que a leitura da paisagem é fundamental para a compreensão da relação entre a sociedade e o meio. Assim, uma reserva urbana apreende, além dos aspectos ecológicos, elementos da paisagem, os quais possibilitam a promoção de uma relação com a comunidade do seu entorno.
Nesse contexto, este estudo objetivou reconhecer as identidades construídas em relação ao ambiente natural, e em especial ao Parque do Cinquentenário, contidas no contexto dos trajetos diários de alunos do ensino fundamental de uma escola próxima à reserva ecológica.
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Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2010.
RIO, V.D.; OLIVEIRA L. de. (Org.). Percepção ambiental: a experiência brasileira. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel. 1999.
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