Prática de Laboratório: Modelo Didático aplicado ao estudo de conceitos introdutórios à Anatomia Humana
Resumen
É fundamental ao estudante de Anatomia Humana a compreensão de alguns conteúdos específicos como segmentação corpórea, nomenclatura anatômica atualizada utilizada na osteologia, planos que tangenciam e seccionam o corpo humano bem como eixos que possibilitam os movimentos articulares. No entanto, algumas vezes estes conhecimentos fogem à capacidade de percepção tridimensional do aluno. Assim, este trabalho propõe a construção de um modelo didático utilizando materiais de baixo custo e fácil aquisição que possa ser utilizado por professores da disciplina de Anatomia Humana a fim de auxiliar o entendimento prático de tais conceitos fundamentais tornando a aprendizagem estimulante e significativa.
Descargas
Metrics
Citas
DANGELO, J.G.; FATTINI, C.A. Anatomia Humana sistêmica e segmentar. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2011.
DI DIO, L.J.A. Lançamento oficial da Terminologia Anatomica em São Paulo: um marco histórico para a medicina brasileira. Rev Ass Med Brasil v.46, n.3, p. 191-3, 2000.
FREITAS, V. Anatomia conceitos e fundamentos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
GRABINER, M.D.; GREGOR, R.J.; VASCONCELOS, M.M. Cinesiologia e anatomia aplicada. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
MIRANDA NETO, M. H. Anatomia humana: aprendizagem dinâmica. 7ª Ed., Maringá: Gráfica Editora Clichetec, 2012.
MOORE, K.L. & DALLEY, A.F. Anatomia orientada para a clínica. 4a ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANATOMIA. Terminologia anatômica. São Paulo: Manole; 2001.
SPENCE, A.P. Anatomia Humana básica. 2. ed. São Paulo: Manole, 1991.
TORTORA, G.J.; DERRICKSON, B. Princípios de anatomia e fisiologia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
