CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS COMO UMA FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO EDUCAR PELA PESQUISA

  • I SIPEC Universidade Estadual de Maringá

Resumen

O presente trabalho é um relato de experiência acerca de uma atividade desenvolvida com o
intuito de potencializar a proposta epistemológica do “Educar pela pesquisa” (DEMO, 1996).
A apropriação da pesquisa em sala de aula vai além das abordagens tradicionais e, quando
vinculada com a abordagem temática, esta proposta pode alcançar resultados ainda mais
significativos. Por isso, ancoramos nossa prática à problemática “Aedes aegytpti” através da
construção de um infográfico. Percebemos através de nossos encontros com o grupo de alunos
que a construção desta ferramenta foi potencializadora desta proposta. Por possibilitar o uso de
imagem e textos, conseguimos explorar e valorizar as potencialidades de cada um dos nossos
estudantes, fator esse de motivação e participação nas atividades.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

I SIPEC, Universidade Estadual de Maringá

Autores

Flávia Caroline Bedin
Doutoranda no Curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciências e a Matemática, na
Universidade Estadual de Maringá, UEM/PR
flaviabedin@gmail.com
Neide Maria Michelan Kiouranis
Professora do Curso de Pós-Graduação em Educação para a Ciências e a Matemática, na
Universidade Estadual de Maringá, UEM/PR
nmmkiouranis@gmail.com
Elisandra Regina Grassi Sari
Professora do Colégio Sesi, Ampére/PR
elisandra_sari@hotmail.com
Lediana Caneppele Brustolin
Professora do Colégio Sesi, Ampére/PR
lediana@msn.com

 

Publicado
2017-12-12
Cómo citar
1.
SIPEC I. CONSTRUÇÃO DE INFOGRÁFICOS COMO UMA FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DO EDUCAR PELA PESQUISA. arqmudi [Internet]. 12 de diciembre de 2017 [citado 6 de septiembre de 2025];21(3):26-7. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/40939
Sección
Artigo Original em Educação Básica ou Superior