CONTRIBUIÇÕES DA INTERAÇÃO DISCURSIVA DURANTE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM DE FÍSICA
Resumen
Neste trabalho, temos como objetivo discutir contribuições e possibilidades da
relação entre Resolução de Problemas (RP) e Interação Discursiva (ID) para o aprendizado de
Física. Tomamos por base os estudos de Vygotsky (2007; 2008), ao defendermos que práticas
pedagógicas baseadas nas ID durante a RP mostram-se como meios potenciais de incidir na
Zona de Desenvolvimento Proximal de alunos da Educação Básica, auxiliando os professores
no processo de mediação durante o aprendizado. Na sequência, aprofundamos a reflexão dessa
perspectiva de ensino a partir de resultados apontados nas pesquisas desenvolvidas, na
Educação Básica, por Leal e Onuchic (2015), Serrazina e Ribeiro (2012) e Pereira (2013).
Entendemos que o aprofundamento do estudo dessa relação (RP-ID) é importante para a
compreensão de como a atividade de Resolução de Problemas (RP) durante aulas de Física
pode, a depender da maneira como é encaminhada, contribuir para o aprendizado e
desenvolvimento dos alunos, levando-os à construção do seu próprio conhecimento. Essa visão
se contrapõe a de que a atividade de RP é reservada à aplicação de conhecimentos teóricos
sobre os quais se supõe que os alunos já têm domínio. Seguindo por este caminho, é importante
que as formas de encaminhamento de aulas com RP sejam pensadas e discutidas visando,
também, o aprendizado e desenvolvimento dos alunos por meio da ID.
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