RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO IFPR
Resumen
A didática do professor é essencial no processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, desde a graduação o professor tem contato com inúmeras metodologias de ensino e teorias que visam esse processo das relações estabelecidas em sala de aula. O grande desafio encontrado hoje nas escolas seja particular, pública ou técnica são os fatores que levam aos alunos a não se interessarem pelos conteúdos, ou pela falta de motivação em estudar. Este trabalho descreve uma pesquisa qualitativa que visa compreender a concepção da relação de ensino e aprendizagem, e do uso de recursos didáticos de um grupo de professores atuantes no IFPR de um campus do noroeste do Paraná. Sendo a coleta de dados por meio de questionário aberto, e as análises realizadas por meio da análise de conteúdo. A partir de nossa interpretação da realidade percebemos na grande maioria dos sujeitos uma visão desmistificada da docência e da didática, compreendendo a formação como um processo complexo, que respeite as diferenças, e neste cenário os recursos didáticos são fundamentais.
Descargas
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
