RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO IFPR

  • II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR Universidade Estadual de Maringá

Resumo

A didática do professor é essencial no processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, desde a graduação o professor tem contato com inúmeras metodologias de ensino e teorias que visam esse processo das relações estabelecidas em sala de aula. O grande desafio encontrado hoje nas escolas seja particular, pública ou técnica são os fatores que levam aos alunos a não se interessarem pelos conteúdos, ou pela falta de motivação em estudar. Este trabalho descreve uma pesquisa qualitativa que visa compreender a concepção da relação de ensino e aprendizagem, e do uso de recursos didáticos de um grupo de professores atuantes no IFPR de um campus do noroeste do Paraná. Sendo a coleta de dados por meio de questionário aberto, e as análises realizadas por meio da análise de conteúdo. A partir de nossa interpretação da realidade percebemos na grande maioria dos sujeitos uma visão desmistificada da docência e da didática, compreendendo a formação como um processo complexo, que respeite as diferenças, e neste cenário os recursos didáticos são fundamentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2019-10-01
Como Citar
1.
II SEMINÁRIO DE PESQUISA DO PROFCIAMB DA UEM - GOIOERÊ/PR. RELAÇÃO ENSINO E APRENDIZAGEM: CONCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DO IFPR . arqmudi [Internet]. 1º de outubro de 2019 [citado 6º de setembro de 2025];23(2):95-110. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/50144
Seção
Suplemento em Educação Básica ou Superior