MATERIAIS DIDÁTICOS COM ADAPTAÇÕES EVENTUAIS PARA A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Resumen
Este artigo trata-se da elaboração de materiais didáticos para promover a inclusão de deficientes visuais em sala de aula. Pois, como tais alunos estão presente em escolas de ensino regular, é necessário que os educadores procurem formas de incentivar os alunos a participar e interagir na realização de tarefas escolares, através da organização de atividades específicas às necessidades diversas dos alunos, para que assim, a criança com deficiência visual possa expor suas ideias. Dessa forma a realização de atividades lúdicas oportunizam a interação entre alunos, a autonomia, criticidade, a exposição de ideias e a brincadeira, incluindo então, o deficiente visual no processo de ensino e aprendizagem. As crianças com deficiência visual precisam explorar suas possibilidades através da liberdade para manusear, tocar e receber conceitos concretos e abstratos do mundo que os cercam para que possam usar estes conhecimentos na escola e outros ambientes. Por isso, crianças com deficiência visual podem e devem ser incluídas nas atividades, observando adaptações eventuais. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma estratégia para abordar temas de Astronomia com crianças e adolescentes de baixa visão ou cegos promovendo de fato a inclusão. Uma das estratégias apresentadas é uma adaptação de um Jogo da memória para facilitar a inclusão dos deficientes visuais no estudo das constelação, como também uma maquete tátil-visual que pode ser utilizada para ensinar tanto as estações do ano como a ocorrência do dia e a noite.
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Citas
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