MATERIAIS DIDÁTICOS COM ADAPTAÇÕES EVENTUAIS PARA A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS

  • Roberta Chiesa Bartelmebs Universidade Federal do Paraná
  • Mikaela Teleken de Jezus Universidade Federal do Parana
  • Maria Milena Tegon Figueira Universidade Federal do Paraná

Resumen

Este artigo trata-se da elaboração de materiais didáticos para promover a inclusão de deficientes visuais em sala de aula. Pois, como tais alunos estão presente em escolas de ensino regular, é necessário que os educadores procurem formas de incentivar os alunos a participar e interagir na realização de tarefas escolares, através da organização de atividades específicas às necessidades  diversas dos alunos, para que assim, a  criança com deficiência visual possa expor suas ideias. Dessa forma a realização de atividades lúdicas oportunizam a interação entre alunos, a autonomia, ​criticidade, a exposição de ideias e a brincadeira, incluindo então, o deficiente visual no processo de ensino e aprendizagem.  As crianças com deficiência visual precisam explorar suas possibilidades através da liberdade para manusear, tocar e receber conceitos concretos e abstratos do mundo que os cercam para que possam usar estes conhecimentos na escola e outros ambientes. Por isso, crianças com deficiência visual podem e devem ser incluídas nas atividades, observando adaptações eventuais. O objetivo principal deste trabalho é apresentar uma estratégia para abordar temas de Astronomia com crianças e adolescentes de baixa visão ou cegos promovendo de fato a inclusão. Uma das estratégias apresentadas é uma adaptação de um Jogo da memória para facilitar a inclusão dos deficientes visuais no estudo das constelação, como também uma maquete tátil-visual que pode ser utilizada para ensinar tanto as estações do ano como a ocorrência do dia e a noite.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

ANDRADE, D.; IACHEL, G. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Astronomia para deficientes visuais. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS –ENPEC. Florianópolis, SC, 2017. Atas. Florianópolis: ABRAPEC, 2017.
ARANHA, M. S. F. Desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2005.
HENRIQUE, A.B.; ANDRADE,V.F.P. ; ASTORINA, B.L. . Discussões sobre a natureza da ciência em um curso sobre a história da astronomia. Revista Latino-Americana de educação em Astronomia- RELEA,n° 9, 17-31, 2010.
MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. História, deficiência e Educação Especial. Tese de doutorado: A prática pedagógica do professor de alunos com deficiência mental. Unimep, 2003.
BRUNO, Marilda Moraes Garcia. Educação infantil:saberes e práticas da inclusão. 4 ed. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

MELO, Edvaldo Moraes; SANTIAGO, Leonéa Vitoria. O lúdico como instrumento pedagógico no ensino médio: um estudo das representações sociais dos professores. Apresentado no XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EDUCERE. Curitiba, PR. 2015. Disponível em: http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/18664_8107.pdf

SOUZA, Otávia Pereira. A inclusão do deficiente visual no ensino regular. 2013. 20f. Trabalho de conclusão de curso - TCC - Faculdades Integradas PROMOVE de Brasília e do Instituto Superior de Educação do ICESP, Guará - DF, 2013.
SANTOS, Luciana Tavares. O olhar do Toque: Aprendendo com o aluno cego a tecer o Ensino de Física. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo,2001.
Publicado
2020-11-30
Cómo citar
1.
Chiesa Bartelmebs R, Teleken de Jezus M, Milena Tegon Figueira M. MATERIAIS DIDÁTICOS COM ADAPTAÇÕES EVENTUAIS PARA A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS NAS AULAS DE CIÊNCIAS. arqmudi [Internet]. 30 de noviembre de 2020 [citado 6 de septiembre de 2025];24(3):101-6. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55245
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior