A ASTRONOMIA E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PNLD 2017 E O PNLD 2020

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Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a presença da Astronomia nos livros didáticos de Ciências aprovados no PNLD 2020 em comparação com os aprovados no PNLD 2017. A pesquisa é de natureza qualitativa, seguindo os pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa descritiva, tendo como objeto de pesquisa os livros didáticos de Ciências aprovados pelo PNLD 2017 e pelo PNLD 2020. Como resultado, observa-se que, de modo geral, existe uma maior frequência da Astronomia nas coleções atuais em comparação com a anterior. Apesar de ser observado um progresso nas coleções que se mantiveram nas duas avaliações é preciso que área tenha um olhar crítico em como esses conteúdos estão sendo abordados nos materiais. Por fim, salienta-se que a ampliação da Astronomia nos livros didáticos não garante a ampliação dessa discussão em sala de aula, apenas pode otimizar o tempo de busca dos professores e alunos pela temática e fomentar a sua importância no currículo escolar.

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Citas

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Publicado
2020-11-30
Cómo citar
1.
Buffon AD. A ASTRONOMIA E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA COMPARAÇÃO ENTRE O PNLD 2017 E O PNLD 2020. arqmudi [Internet]. 30 de noviembre de 2020 [citado 6 de septiembre de 2025];24(3):41-0. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55371
Sección
Artigo Original em Ciências Exatas