PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE TEMÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO SOB O ENFOQUE EDUCACIONAL CTS POR PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL

Resumen

Neste trabalho objetivamos identificar e analisar as motivações apresentadas por futuros professores de Física no processo de definição de temáticas para a elaboração de propostas de ensino sob o enfoque educacional CTS. Para isso, analisamos um conjunto de propostas construídas por licenciandos de Física no contexto de uma disciplina de Metodologia do Ensino de Física. Dentre os resultados, identificamos que as diferentes motivações apresentadas pelos futuros professores para a construção de propostas de ensino sob este enfoque são influenciadas por elementos de experiências formativas e profissionais, como também, a partir da identificação de problemáticas de suas vivências cotidianas. Por último, ressaltamos que, apesar de comparecerem uma diversidade de temáticas, as escolhas dos futuros professores não se desvinculam da organização tradicional do ensino de Física, elemento que, em nossa concepção, é proveniente da forte influência do contexto do ensino de Física, tanto no âmbito escolar, quanto no âmbito da formação universitária.

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Publicado
2020-12-01
Cómo citar
1.
Brum DL, Higa I. PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE TEMÁTICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS DE ENSINO SOB O ENFOQUE EDUCACIONAL CTS POR PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL. arqmudi [Internet]. 1 de diciembre de 2020 [citado 6 de septiembre de 2025];24(3):244-55. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55513
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior