EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTAL

Resumen

A Anatomia Humana exige a compreensão de conceitos abstratos e cabe ao docente ser um agente facilitador do aprendizado, pela aplicação de metodologias inovadoras.  Este trabalho apresenta uma experiência didático-pedagógica, pautada na construção de um modelo didático para estudo da anatomia dentária, a partir de materiais de baixo custo, fácil aquisição e simples utilização em sala de aula. A proposta fundamentou-se na reprodução de um dente humano, para utilizá-lo como recurso aproximativo, e se obteve um modelo didático com representações anatômicas macroscópicas e microscópicas. Esta experiência por modelização demonstrou ser uma alternativa para o processo de ensino e aprendizagem e, para preencher uma lacuna de material prático existente nos laboratórios de Anatomia. Assim, o docente, como facilitador da aprendizagem, pode trabalhar a realidade por meio da observação e toque, tanto quanto auxiliar o estudante na compreensão da organização espacial e estratificada das estruturas anatômicas que compõem o dente e periodonto.

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Publicado
2021-08-16
Cómo citar
1.
Martinez Saez D, Rezende Costa Xavier A. EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO DE UM MODELO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA ATIVA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM ANATOMIA DENTAL. arqmudi [Internet]. 16 de agosto de 2021 [citado 6 de septiembre de 2025];25(2):180-94. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/58439
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior