REFLETIR PARA MUDAR ATITUDES: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E DISCURSIVAS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E DISCURSIVAS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Paulo Henrique Lopes Instituto Federal do Paraná, Umuarama https://orcid.org/0000-0003-4275-4209
  • Elisangela Andrade Angelo Instituto Federal do Paraná (IFPR-Umuarama) Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas UEM.

Resumen

O levantamento da percepção ambiental e das atitudes de grupos humanos em relação ao meio ambiente são importantes para a educação ambiental. Algumas teorias do campo da Psicologia Social consideram a atitude como a relação entre fatores: cognitivos, afetivos e comportamentais. Atentando-se a essa abordagem, o presente trabalho buscou investigar a relação de alunos de Ensino Médio com a fauna sinantrópica, por meio de uma sequência metodológica que buscou levantar seus sentimentos, conhecimentos e comportamentos em relação a essa fauna, contidos em seus discursos e na sua expressividade artística. Além disso, o trabalho buscou promover, através das diversas práticas adotadas, a participação dos alunos na reflexão sobre as representações dessa fauna. A sequência metodológica incluiu o uso de grupos focais e dinâmicas diversas. A análise dos resultados baseou-se no arcabouço teórico da Análise Textual Discursiva. Foi possível observar que, mesmo havendo a demonstração de alguns conhecimentos, os alunos apresentam uma visão negativa da fauna sinantrópica, influenciada por componentes afetivos e por visões antropocêntricas desta. A abordagem utilizada chama a atenção para a consideração dos aspectos que compõem as atitudes nas pesquisas em educação, bem como para a necessidade de permitir que o aluno seja sujeito reflexivo e ativo na mudança de atitude que se espera dele. Objetiva-se, portanto, com este trabalho, contribuir com as investigações de aspectos que permeiam a construção de atitudes pró-ambientais e, consequentemente, com o ensino de Ciências e Biologia.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Elisangela Andrade Angelo, Instituto Federal do Paraná (IFPR-Umuarama) Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas UEM.
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004), graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2005) e mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente cursa o doutorado em Ciências Biológicas, na área de concentração em Biologia Celular e Molecular, da Universidade Estadual de Maringá, onde desenvolve a pesquisa intitulada "Atividade antifúngica da urease de soja (Glycine max) e de polipeptídeos derivados: estudos in vitro e modelagem computacional."Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bioquímica dos Micro-organismos, atuando principalmente nos seguintes temas: processos fermentativos, microalga Nostoc sp., produção de bioinseticidas (Bacillus thuringiensis). Tem experiência também nas áreas de Ciência de Alimentos, Genética, Ensino de Ciências e Biologia e Educação Ambiental. Atuou como bióloga na Companhia Paranaense de Energia (COPEL), concentrando suas atividades principalmente em pesquisas com microalgas, aproveitamento energético de resíduos e biotecnologia. Atualmente atua na docência, pesquisa e extensão no Instituto Federal do Paraná, campus Umuarama, ministrando aulas para os cursos técnicos, tecnológicos e licenciaturas.

Citas

ALMEIDA, D. F et al. Atitudes de alunos em relação a seres vivos e ecossistemas. Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 80- 87, jan/ jun. 2019.

ANDRADE, T.Y.I; TALAMONI, J. L. B. Morcegos, anjos ou demônios?: desmistificando os morcegos em uma trilha interpretativa. Rev. Simbiologias, São Paulo, v. 8, n. 11, p.179-187, dez. 2015.

AVELLAR, M. B. C; BARROS, M. D. M. Percepção do grupo dos morcegos por alunos do ensino médio de uma escola pública estadual. Pedagogia em foco, Iturama (MG), v. 15, n. 13, p. 170- 184, jan/ jun. 2020.

BARBOSA, M. M et al. Ensino de ecologia e animais sinantrópicos: relacionando conteúdos conceituais e atitudinais. Rev. Ciência e Educação, Bauru, v.20, n. 2, p. 315- 330, 2014.

BORBA, B. A. A vida nada secreta dos animais: uma análise sobre documentários de natureza a partir dos Estudos Culturais. XI ANPED SUL, Reunião Científica Regional, Curitiba, jul., 2016, Anais, p. 1-16.

BRANCO, E. P.; ROYER, M. R.; BRANCO, A. B. D. A Abordagem da Educação Ambiental nos PCNs, nas DCNs e na BNCC. Nuances: estudos sobre Educação, v. 29, n.1, p.185- 203, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 3ª versão revista. Brasília: MEC, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. Ed, Brasília: MEC/ SEF, 1998.

CAMPBELL, N. A. et al. Biologia. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. 1418 p.

CECCATO, C. B. Desenvolvimento de um programa de intervenção em educação ambiental e prevenção da saúde para academias e organizações não-governamentais: entendendo a relação homem-natureza. 2004. 165 f. Dissertação (mestrado) -Programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina., Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

DIAS, S. L. F. G. Consumo e Meio Ambiente: uma modelagem do comportamento para reciclagem a partir de teoria cognitivo-comportamental. 2009. 325 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração de Empresas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo, 2009.

DUARTE, C. M. Conhecimento de estudantes do terceiro ano do ensino médio sobre biodiversidade e extinção de animais. 2015. 59 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

FÃ DE ESPORTE. Que fase! rato invade gramado de São Januário no jogo Vasco x Bahia pela copa do Brasil. Rato invade gramado de São Januário no jogo Vasco X Bahia pela Copa do Brasil. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LkGG68pVyrg . Acesso em: 28 maio 2021.

FERNANDES, G. A. Significações atribuídas a animais sinantrópicos ou peçonhentos por estudantes de uma escola pública. 2019. 146 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2019.

FERRANTE, L; VEIGA, C. A visão etnoecológica que jovens em formação escolar tem sobre os anfíbios e a importância da educação ambiental para conservação destes animais. Rev. Ethnoscientia, v. 4, 2019.

GUERRA, L et al. C. Animais peçonhentos: concepções prévias de alunos de uma escola rural. Revista Areté. Manaus, v. 14, n. 28, p. 45- 56, ago/ dez. 2020.

HAWKINS, G. Nascido Para Reinar Mapogos. 2016. Documentário Discovery. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aUMIjFaT-wI. Acesso em: 28 maio 2021.

KIND, L. Notas para o trabalho com a técnica de grupos focais. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 10, n. 15, p. 124-136, 2004.

KRZYSCZAK, F. R. As diferentes concepções de meio ambiente e suas visões. Revista de Educação do Ideau, Alto Uruguai, v. 11, n. 23, p. 1-17, 2016.

LIGO, A. B; GIONA, R. M. Percepções de estudantes do 6º ano do ensino fundamental sobre os morcegos (Mammalia, Chiroptera) em Leme (SP). Revbea, São Paulo, v. 14, n. 13, p. 168- 184, 2019.

LIMA, L. F. F; CHAPANI, D.T; SILVA JUNIOR, J. C. Conhecimento escolar e cultura popular nos conhecimentos de um grupo de estudantes a respeito dos insetos, no município de Jequié, Bahia. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Areté, v. 10, n. 22, p. 23-34, 2017.

LIMA, A. G. M; MACIEL-CABRAL, H. M; SILVA, C. C. Entomologia: percepções dos alunos do ensino médio sobre os insetos através de sequências didáticas. Revista REAMEC, Cuiabá/ MT, v. 8, n.1, p. 152- 162, jan/ abr. 2020.

LIMA, M. L; CORREIA, I. Atitudes: medida, estrutura e funções. In Vala, J. & M. B. Monteiro. Psicologia Social (pp. 201- 244). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2017.

LOPES, B. S; SILVA, N. A. Entomologia na escola: o que os estudantes pensam sobre os insetos e como utilizá-los como recurso didático? Revista Eletrônica de Educação, v. 14, p. 1- 20, jan/ dez. 2020.

LOPES, L. A; VALDUGA, M; DAL-FARRA, R. A. Insetos e o ser humano: o olhar de estudantes do ensino fundamental em produções textuais. Educere Et Educare, [s.l.], v. 13, n. 28, p. 1-22, 25 set. 2018.

MARIA, D. L; ABRANTES, M. M. R; ABRANTES, S. H. F. A zoologia no contexto escolar: o conhecimento de alunos e professores sobre a classe Reptilia e a utilização de atividade lúdica na educação básica. Revista Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 4, p. 367- 392, 2018.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Unijui, 2016. 264p.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

NEIVA, E. R.; MAURO, T.G. Atitudes e mudanças de atitudes. In: TORRES, C. V.; NEIVA, E. R. Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011, p. 171-197.

PEIXOTO, S. A. Pensar o Desenho: Linguagem, história e prática. Guarapuava, PR: Editora Unicentro, 2017.

PESSOA, V. S. Análise do conhecimento e das atitudes frente às fontes renováveis de energia: uma contribuição da Psicologia. 2011. 272 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Doutorado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

ROSSETTO, M. R; ZARDIN, M. C. Passagem do antropocentrismo para o biocentrismo: uma nova visão de sustentabilidade. COREDE - VII Fórum de Sustentabilidade, Alto Jacul, Jun. 2019.

SCHÄFER, A. et al. Fundamentos Ecológicos para a Educação Ambiental: municípios de Mostardas, Tavares, São José do Norte e Santa Vitória do Palmar. Caxias do Sul: Educs, 2009.

SILVA, G. R; PAROLIN, L. C. Sensibilização dos estudantes do ensino médio sobre a importância ecológica dos morcegos. Revbea. São Paulo, v. 13, n. 1, p. 43- 60, 2018.

SILVA, J. E. P; BARROS, A. L; FORSBERG, M. C. Concepções de estudantes de escolas no entorno do Parque Estadual Sumaúma sobre sapos, rãs e pererecas: Desconstruindo mitos e ajudando na conservação. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Educação Ambiental e Educação em Ciência, Florianópolis: UFSC, 2017. p. 1 - 8.

SILVA, K.C.; SAMMARCO, Y. M. Relação ser humano e natureza: um desafio ecológico e filosófico. REMOA – Revista Monografias ambientais, Santa Maria, v. 14, n. 2, p. 01−12, 2015.

SOUZA, M. Um Amor Dentuço: Turma da Mônica. 2013. Disponível em: <https://m.youtube.com/watch?v=S5Q-EWG3w90>. Acesso em: 05 abr. 2021.

TRAD, L. B. Grupos Focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisa de saúde. Physis. 2009;19(3):777-96.

Publicado
2021-08-13
Cómo citar
1.
Lopes PH, Angelo EA. REFLETIR PARA MUDAR ATITUDES: EXPRESSÕES ARTÍSTICAS E DISCURSIVAS SOBRE ANIMAIS SINANTRÓPICOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. arqmudi [Internet]. 13 de agosto de 2021 [citado 6 de septiembre de 2025];25(2):155-74. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/59610
Sección
Artigo Original em Ciências, Biologia e Biodiversidade