ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO
Resumen
O ensino público brasileiro enfrenta atualmente inúmeros problemas, desde a falta de infraestrutura das escolas até índices inadequados de Alfabetização Científica (AC) dos estudantes. Portanto, ensinar os conteúdos relacionados a Biologia, principalmente a Microbiologia de maneira contextualizada tem sido desafiador. Na expectativa de contribuir para o ensino de Microbiologia no ensino médio público, o trabalho visou apresentar novas propostas de ensino através do E-book: “A Biologia que a gente não vê: aulas práticas para escolas sem laboratórios”. A obra foi elaborada após a realização de levantamentos bibliográficos sobre tipos de metodologias ativas e práticas experimentais relacionadas a Microbiologia. A metodologia Ensino por Investigação foi selecionada pela capacidade de proporcionar o desenvolvimento de atividades de aprendizagem ativas para a promoção da AC e do pensamento crítico dos alunos, por meio da resolução de problemas contextualizados ao cotidiano, além da viabilidade de aplicação da mesma na educação básica pelo docente de Biologia. A obra está adequada as turmas do 1º ao 3º anos do ensino médio e embasadas nas competências e habilidades da Base Nacional Curricular Comum, tendo como público-alvo docentes de Biologia da rede pública. O produto objetiva incentivar docentes a desenvolverem aulas práticas em Microbiologia, através da utilização de materiais acessíveis aliada a aplicação da metodologia selecionada para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas, visando a aprendizagem significativa e o desenvolvimento da autonomia e protagonismo, para a formação futura de cidadãos mais conscientes acerca do papel da ciência para a sociedade a qual estão inseridos.
Descargas
Metrics
Citas
BARBOSA, F. H. F.; BARBOSA, L. P. J. L. Alternativas metodológicas em Microbiologia: viabilizando atividades práticas. Revista de Biologia e Ciências da Terra, Campina Grande, v. 10, n. 2, p.134 – 143, 2010.
BASTOS, A. M. G. L. et al. A construção do livro didático na EAD/Ensp: Normas para os autores. Rio de Janeiro: Fiocruz/ENSP/EAD, 2010. 70 p.
BRANCO, A. B. G. et al. Alfabetização e letramento científico na BNCC e os desafios para uma educação científica e tecnológica. Revista Valore, Volta Redonda, v. 3, p. 702-713, 2018. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/174/185. Acesso em: 09 set. 2020.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2019: Notas estatísticas. Brasília: Inep, MEC, 2020. 29 p.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. 600 p. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 22 dez. 2019.
CARVALHO, A.M.P.(org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 164 p.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2018. 360 p.
FONSECA, K.T. et al. Experimentação sobre Micro-organismos e Higienização das Mãos em Escolas de nível Fundamental II e Médio. COGITARE, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 47-62, 2018. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cogitare/article/view/700. Acesso em: 06 abr. 2020.
GOMES, A. S. L. (org.). Letramento Científico: um indicador para o Brasil. São Paulo: Instituto Abramundo, 2015. 93 p. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2014/10/ILC_Letramento-cientifico_um-indicador-para-o-Brasil.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.
KIMURA, A.H. et al. Microbiologia para o ensino médio e técnico: contribuição da extensão ao ensino e aplicação da ciência. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 9, n. 2, p. 254 -267, 2013. Disponível em: https://177.101.17.124/index.php/conexao/article/view/5516/3664%20 . Acesso em: 11 dez. 2019.
OLIVEIRA, N. F.; AZEVEDO, T. M.; SODRÉ NETO, L. Concepções alternativas sobre microrganismos: alerta para a necessidade de melhoria no processo ensino-aprendizagem de biologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 9, n. 1, p. 260-276, 2016.
RIBEIRO, C. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, Lisboa, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 224 p.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
