EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPANDINDO O CONHECIMENTO ANATÔMICO A ESCOLAS PÚBLICAS DE MARINGÁ-PR

Resumen

A valorização da extensão universitária é fundamental tanto para a instituição, quanto para a comunidade ao seu entorno. Isto porque gera ações que beneficiam a população e possibilita aos universitários efetuar o que é aprendido na teoria, de maneira que os prepara para realizar a profissão. O projeto “Anatomia da UEM vai à escola – o ensino do corpo humano contribuindo para hábitos saudáveis de vida” objetivou a valorização da extensão e a disseminação do conhecimento, ao levar a colégios públicos de Maringá apresentações sobre a anatomia humana em um manequim com órgãos feitos de feltro e preenchidos com fibra, esse modelo anatômico foi construído com base em atlas de anatomia e peças anatômicas reais, de modo que simulava a proporção correta do corpo humano. Nesse projeto, foi analisado o desempenho dos alunos do ensino fundamental e médio acerca do corpo humano mediante questionários, os quais abordavam temas gerais da anatomia, como a posição dos órgãos. Essa enquete evidenciou que, de modo geral, os estudantes passaram a conhecer mais sobre o corpo humano após a exposição, haja vista que o percentual de acertos aumentou nos questionários finais. Conclui-se, pois, que atividades lúdicas de extensão são uma excelente proposta para a disseminação de informações anatômicas para a comunidade.

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Publicado
2023-12-14
Cómo citar
1.
Thaís Fernanda Hackmann, Alyne Gabriele Barros de Oliveira, Carmem Patrícia Barbosa, Cláudia Regina Pinheiro Lopes, Giovanna de Godoy Tavares, Guilherme Augusto Guimarães Resende, Isadora Yumi Yokoyama Kaminata, Juliana Corá da Silva, Júlia Regina de Andrade, Kamilly Vitória de Siqueira,  Lucas Vitalino, Mariana de Oliveira Ripol, Milena Babugia Pinto. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: EXPANDINDO O CONHECIMENTO ANATÔMICO A ESCOLAS PÚBLICAS DE MARINGÁ-PR. arqmudi [Internet]. 14 de diciembre de 2023 [citado 6 de septiembre de 2025];27(3):01-5. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/68647
Sección
Artigo Original em Morfofisiologia