CARPOTECA DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE BOTÂNICA (DSE/UFPB): POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA DAS PLANTAS VASCULARES

POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA DAS PLANTAS VASCULARES

Resumen

O ensino da botânica é pautado ainda com uma abordagem tradicional, o que provoca desinteresse por parte dos estudantes. A falta de recursos didáticos e a pouca interação entre os alunos e as plantas colaboram com essa problemática. A partir disso, este trabalho propõe discutir sobre diversas informações biológicas e ecológicas que podem ser trabalhadas a partir de uma coleção didática de frutos. Com esse tipo de atividade, o ensino de Botânica pode ser trabalhado de forma investigativa. Foram destacados os principais grupos vegetais, o hábito, os tipos de frutos, a quantidade de sementes produzidas, a síndrome de dispersão e a origem biogeográfica das espécies pertencentes à coleção. A coleção é composta por uma grande diversidade de grupos taxonômicos, mas predominam os espécimes de Fabaceae, grupos arbóreos, compostos por plantas nativas. A maioria dos frutos são secos e deiscentes, polispérmicos e autocóricos. A maioria dos espécimes está preservada em via seca. A carpoteca proporciona uma experiência significativa com a taxonomia vegetal, além de reconhecer estruturas que antes poderiam ser de difícil assimilação. Este trabalho encoraja a formação de carpotecas em escolas e universidades devendo ser utilizada de forma complementar às aulas teóricas. 

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Publicado
2023-08-17
Cómo citar
1.
Machado-Filho H, Lopes DLA, Queiroz R, Lovo J. CARPOTECA DO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE BOTÂNICA (DSE/UFPB): POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DE ENSINO EM BIOLOGIA DAS PLANTAS VASCULARES. arqmudi [Internet]. 17 de agosto de 2023 [citado 6 de septiembre de 2025];27(2):160-75. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/68974
Sección
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior