O IMPACTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES NULÍPARAS.

Resumen

A incontinência urinária atinge predominantemente as mulheres e interfere na saúde física e mental, podendo gerar um impacto na qualidade de vida. Para a realização desse estudo foi aplicado o questionário King’s Health Questionnaire (KHQ) em 32 mulheres nulíparas estudantes da Faculdade Ingá – Uningá, com idade entre 18 e 30 anos. Destas, 78,1% cursavam Fisioterapia e 21,9% Biomedicina. 65,7% possuiam idade entre 20 e 23 anos. Em relação ao estado civil, a maioria eram solteiras (81,2%). Quanto a perda de urina, 62,5% não perdiam urina e 37,5 perdiam urina de forma leve ou moderada. Evidenciou-se apenas 2 casos em que o impacto da IU foi considerável. Concluiu-se que, a IU não teve um impacto significativo na qualidade de vida das mulheres nulíparas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

ALMEIDA PP, MACHADO LRG. A prevalência de incontinência urinária em mulheres praticantes de jump. Fisioter Mov. 2012

ABRAMS, P. et al. Incontinência. 5 ed. ICUD-EAU eds, 2013. https://ics.org/Publications/ICI_5/INCONTINENCE.pdf

COSTA AP, SANTOS FDRP. Abordagem da fisioterapia no tratamento da incontinência urinária de esforço: revisão da literatura, 2012.

CAVALCANTE, K. V. M. et al. Prevalência e fatores associados à incontinência urinária em mulheres idosas. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde. 2014

FERNANDES S, et al. Qualidade de vida em mulheres com Incontinência Urinária. Rev. Enf. Ref., 2015.

KWON, B.E. et al. Quality of life of women with urinary incontinence: A systematic literature review. International Neurourology Journal [Internet], 2010.

SANTOS ES, et al. Incontinência urinária entre estudantes de educação física. Rev Esc Enferm. USP, 2009.
Publicado
2023-11-22
Cómo citar
1.
Celeghim Mundo L, Ferreira da Silva J, Rafael Ognibeni LC. O IMPACTO DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA NA QUALIDADE DE VIDA EM MULHERES NULÍPARAS. arqmudi [Internet]. 22 de noviembre de 2023 [citado 6 de septiembre de 2025];27(ESPECIAL2). Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70010
Sección
Suplemento em Ciências, Biologia e Biodiversidade