MINICURSO: UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA

Resumen

O presente trabalho refere-se ao relato de um minicurso oferecido pelo projeto “Conhecendo a Escola” do Programa Licenciar da Universidade Federal do Paraná. Foram abordados  conceitos básicos de mecânica, em nível de ensino médio, para alunos da educação básica. A dinâmica foi de aulas expositivas e na sequência a resolução de exercícios com auxílio dos ministrantes, com duração de 40 horas. Assim, trata-se de uma análise de todo o processo numa perspectiva de formação dos futuros docentes, evidenciando de que maneira a utilização dessa atividade contribui para o enriquecimento das práticas docentes. Os resultados foram além da prática da regência de aulas dos futuros educadores, mas também implicaram numa reavaliação do processo de ensino e aprendizagem por parte dos envolvidos na elaboração. 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

BARREIRO, I. M. F.; GEBRAN, R. A. A Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Ed. avercamp. 2006.
CARVALHO, A. M. P. Os Estágios no Cursos de Licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
GREGÓRIO, E. A.; OLIVEIRA, L. G.; MATOS, S. A. Uso de simuladores como ferramenta no ensino de conceitos abstratos de biologia: uma proposição investigativa para o ensino da síntese proteica. Experiências em Ensino de Ciências v. 11, N. 1, p. 101 – 125, 2016. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID303/v11_n1_a2016.pdf. Acesso em: 09 de Out. 2022.
MOLINARI, S. G. S.; DELGADO, A. P. A prática do estágio supervisionado: as dificuldades encontradas pelos alunos do curso de pedagogia. Trabalho apresentado XI congresso nacional de educação, Curitiba, 23 a 26 de setembro de 2013.
PERRENOUD, P. et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2. ed. Trad. Fátima Murad e Eunice Gruman. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis, v.3, nº3 e 4, p.5-24,2005/2006.
SAVIANI, D.; Pedagogia Histórico-Crítica. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
SERRA, J.; ALMEIDA, L.; SANTOS, R.; QUERINO, M.; SILVA, S. (2020). Relato de Experiências do Estágio de Ciências na forma de minicurso: resíduos sólidos e impactos socioambientais. Com a Palavra, O Professor, 5(12), 252-268. https://doi.org/10.23864/cpp.v5i12.144.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.
Publicado
2023-12-04
Cómo citar
1.
Santos Pedroso da Silva V, Arthur Formaggi de Souza N, Oliveira da Cunha E, Alves Pereira de Carvalho H. MINICURSO: UMA POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA . arqmudi [Internet]. 4 de diciembre de 2023 [citado 6 de septiembre de 2025];27(ESPECIAL3):97-108. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/70552