USO EM POTENCIAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL

  • Alexsandra da Silva Ferreira do Nascimento
  • Stéfane Lele Rossoni
  • Maria Carolina Lins de Souza
  • Constanza Pujlas
  • Sandra Marisa Pelloso
  • Maria Dalva de Barros Carvalho

Resumen

A necessidade de controlar a hipertensão arterial é um objetivo global devido às suas graves implicações para a saúde. A motivação para associar o uso de PICS no controle da hipertensão baseia-se em orientações da Organização Mundial da Saúde que indica a adoção dessas práticas. Nesta pesquisa o objetivo é compreender o hábito de utilização de algumas práticas pelo estado do Paraná e identificar fatores relacionados ao aumento e/ou redução da utilização, como indicadores sociais (Índice de Desenvolvimento Humano - IDHM, Produto Interno Bruto - PIB e o Índice Ipardes de Desenvolvimento Municipal - IPDM), além do número de atendimentos relacionados à hipertensão nas unidades básicas de saúde- UBS. Trata-se de um estudo ecológico transversal de caráter exploratório realizado no Estado do Paraná no ano de 2023. Os resultados demonstraram que não existe correlação significativa entre a incidência do uso de PICs com as incidências de atendimentos de hipertensão, assim como não há correlação significativa com os indicadores municipais de PIB per capita e IPDM (Geral, de saúde, educação ou renda).

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Metrics

Cargando métricas ...

Citas

ARIE, G., & PARENTE, R. C. P. Avaliação da eficiência das ações de controle da hipertensão arterial sistêmica na Atenção Básica: um estudo da Região Norte do Brasil. Physis: Revista De Saúde Coletiva, 2022.

BARBOSA, F. E. S. et al. Oferta de práticas integrativas e complementares em saúde na estratégia saúde da família no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00208818, 2019.

BRASIL. Brasil. Ministério da Saúde. Sistema de Informação em saúde para atenção básica: saude/produção. SISAB. 2023. Disponível em: https://sisab.saude.gov.br/paginas/acessoRestrito/relatorio/federal/saude/RelSauProducao.xhtml. Acesso em: 04 ago. 2024.

GARCIA-CERDE, R. et al. Use of integrative and complementary health practices by Brazilian population: results from the 2019 National Health Survey. BMC Public Health, v. 23, n. 1, p. 1153, 2023.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto dos Municípios. 2023.

IPARDES. Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Indicadores socioeconômicos do Paraná ,2023. Disponível em: http://www.ipardes.pr.gov.br/indicadores-socioeconomicos. Acesso em: 05 ago. 2024.

KÜHLMANN, A.Y.R., et al. Systematic review and meta-analysis of music interventions in hypertension treatment: a quest for answers. BMC Cardiovasc Disord.

MACHADO, K. PICS e hipertensão: o que a ciência nos revela? São Paulo: Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa.

ROMANOWSKI, F.N.A.; CASTRO, M.B.; NERIS, N.W. Manual de tipos de estudo. 2019. 39 f. Monografia (Especialização) - Curso de Odontologia, Programa de Pós-graduação em Odontologia, Centro Universitário de Anápolis, Anapolis, 2019.
Publicado
2024-11-11
Cómo citar
1.
da Silva Ferreira do Nascimento A, Lele Rossoni S, Lins de Souza MC, Pujlas C, Pelloso SM, de Barros Carvalho MD. USO EM POTENCIAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO CONTROLE DA HIPERTENSÃO ARTERIAL. arqmudi [Internet]. 11 de noviembre de 2024 [citado 6 de septiembre de 2025];1(1):167-70. Disponible en: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/74422