Sondagem das Condições Didático Pedagógicas do Ensino de Embriologia Humana no Ensino Fundamental e Médio
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma sondagem das condições didático-pedagógicas do ensino de Embriologia Humana no Ensino Fundamental e Médio. A avaliação foi realizada por meio de coleta de dados obtidos após a aplicação de um questionário aos docentes de Ciências e Biologia, ministrantes de aulas no Ensino Fundamental e Médio, dos municípios de Cascavel, Medianeira e São Miguel do Iguaçu – PR, no ano de 2005. Os resultados obtidos no presente trabalho atestam que, na prática docente do Ensino Fundamental e Médio, raramente são aplicados técnicas e métodos alternativos para tornar mais efetivo o ensino de embriologia, apesar dos docentes conhecerem algumas metodologias disponíveis. Esta constatação é denunciada por fatores como a falta de acesso a materiais práticos a precariedade dos laboratórios das escolas e de seus equipamentos, entre outros, que impedem que as técnicas conhecidas pelos docentes sejam postas em prática; mesmo considerando que a maioria deles estão dispostos a aprender novos modelos metodológicos. Para amenizar essa carência de estratégia na prática pedagógica cotidiana do ensino de Embriologia, sugerimos a utilização de material alternativo acessível, na tentativa de proporcionar aos docentes do ensino fundamental e médio uma melhoria na qualidade didático-pedagógica.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
