Sondagem das Condições Didático Pedagógicas do Ensino de Embriologia Humana no Ensino Fundamental e Médio

  • Josiane Medeiros de Mello Universidade Estadual de Maringá
  • Angela Maria Pereira Alves Universidade Estadual de Maringá
  • Danielle das Neves Bespalhok Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcia Miranda Torrejais Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Izelme Francielli Puerari Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Embriologia, Ensino fundamental e médio, docentes

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar uma sondagem das condições didático-pedagógicas do ensino de Embriologia Humana no Ensino Fundamental e Médio. A avaliação foi realizada por meio de coleta de dados obtidos após a aplicação de um questionário aos docentes de Ciências e Biologia, ministrantes de aulas no Ensino Fundamental e Médio, dos municípios de Cascavel, Medianeira e São Miguel do Iguaçu – PR, no ano de 2005. Os resultados obtidos no presente trabalho atestam que, na prática docente do Ensino Fundamental e Médio, raramente são aplicados técnicas e métodos alternativos para tornar mais efetivo o ensino de embriologia, apesar dos docentes conhecerem algumas metodologias disponíveis. Esta constatação é denunciada por fatores como a falta de acesso a materiais práticos a precariedade dos laboratórios das escolas e de seus equipamentos, entre outros, que impedem que as técnicas conhecidas pelos docentes sejam postas em prática; mesmo considerando que a maioria deles estão dispostos a aprender novos modelos metodológicos. Para amenizar essa carência de estratégia na prática pedagógica cotidiana do ensino de Embriologia, sugerimos a utilização de material alternativo acessível, na tentativa de proporcionar aos docentes do ensino fundamental e médio uma melhoria na qualidade didático-pedagógica.

 

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Biografia do Autor

Josiane Medeiros de Mello, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá
Angela Maria Pereira Alves, Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Maringá
Danielle das Neves Bespalhok, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Marcia Miranda Torrejais, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Izelme Francielli Puerari, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Publicado
2013-04-08
Como Citar
1.
de Mello JM, Alves AMP, Bespalhok D das N, Torrejais MM, Puerari IF. Sondagem das Condições Didático Pedagógicas do Ensino de Embriologia Humana no Ensino Fundamental e Médio. arqmudi [Internet]. 8º de abril de 2013 [citado 6º de setembro de 2025];14(1/2/3):1-10. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20418
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior