CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DAS SEMENTES E DAS PRIMEIRAS FASES DO CICLO DE VIDA DE Cattleya walkeriana GARDNER (ORCHIDACEAE)
Resumo
A sementes e as fases iniciais do ciclo de vida das orquídeas brasileiras são pouco conhecidas, embora envolvam estruturas especializadas que as tornam capazes de explorar ambientes considerados inadequados para muitas espécies vegetais, como os ramos e troncos das árvores, na condição de epífitas. Neste estudo foram analisadas morfologicamente as sementes, os protocormos e as plântulas de Cattleya walkeriana, espécie de hábito epifítico de grande valor ornamental, típica das regiões de cerrado brasileiro. As sementes com embrião sem órgãos diferenciados contido em um tegumento transparente, assim como os protocormos e plântula dessa espécie, mostram-se altamente especializados e estruturalmente semelhantes aos de demais espécies da família Orchidaceae, especialemente as das Subtribo Laeliinae.
Downloads
Metrics
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
