CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DAS SEMENTES E DAS PRIMEIRAS FASES DO CICLO DE VIDA DE Cattleya walkeriana GARDNER (ORCHIDACEAE)

  • Cláudia Inês da Silva Especialista em Análise Ambiental, pós-graduanda em Agronomia, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre Professora Adjunta do Departamento de Biologia, Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: orquídeas, cattleya, sementes, plântulas,

Resumo

A sementes e as fases iniciais do ciclo de vida das orquídeas brasileiras são pouco conhecidas, embora envolvam estruturas especializadas que as tornam capazes de explorar ambientes considerados inadequados para muitas espécies vegetais, como os ramos e troncos das árvores, na condição de epífitas. Neste estudo foram analisadas morfologicamente as sementes, os protocormos e as plântulas de Cattleya walkeriana, espécie de hábito epifítico de grande valor ornamental, típica das regiões de cerrado brasileiro. As sementes com embrião sem órgãos diferenciados contido em um tegumento transparente, assim como os protocormos e plântula dessa espécie, mostram-se altamente especializados e estruturalmente semelhantes aos de demais espécies da família Orchidaceae, especialemente as das Subtribo Laeliinae.

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Biografia do Autor

Cláudia Inês da Silva, Especialista em Análise Ambiental, pós-graduanda em Agronomia, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Maringá
Especialista em Análise Ambiental, pós-graduanda em Agronomia, Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Maringá
Maria Auxiliadora Milaneze-Gutierre, Professora Adjunta do Departamento de Biologia, Universidade Estadual de Maringá
Professora Adjunta do Departamento de Biologia, Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2013-04-17
Como Citar
1.
da Silva CI, Milaneze-Gutierre MA. CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA DAS SEMENTES E DAS PRIMEIRAS FASES DO CICLO DE VIDA DE Cattleya walkeriana GARDNER (ORCHIDACEAE). arqmudi [Internet]. 17º de abril de 2013 [citado 26º de setembro de 2025];8(2):22-6. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/20545
Seção
Artigo Original em Educação Básica ou Superior