Osteotécnica: ferramenta de ensino e auxílio na conscientização ambiental

  • Fabiana Rankrape UFFS
  • Baungratz Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Jucelaine Haas Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Animais Silvestres., Meio Ambiente., Osteologia.

Resumo

A osteotécnica é uma ferramenta de ensino em anatomia e zoologia para a fixação didática de conteúdos e que pode promover a conscientização ambiental, além de a preparação das peças proporcionar o contato com diferentes espécies permitindo ao acadêmico expandir seu conhecimento e desenvoltura no trabalho em equipe. O objetivo do trabalho foi preparar peças anatômicas para o desenvolvimento técnico e cientifico dos acadêmicos, além de servir como material didático e de auxílio na conscientização ambiental. Os animais preparados foram provenientes de atropelamentos e doações do Zoológico de Cascavel, o trabalho foi desenvolvido no Laboratório de Zoologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Dois Vizinhos. Os animais preparados por meio da osteotécnica foram macaco-prego (Sapajus apela - Illiger, 1815), gavião carcará (Caracara plancus - Miller, 1777) e uma coruja suindara (Tyto furcata - Temminck, 1827). Os espécimes foram acrescentados ao acervo do Laboratório de Zoologia da UTFPR-DV, proporcionando aos alunos e público em geral a oportunidade de conhecer a anatomia de diferentes espécies animais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALENCAR, Waleska Torres; PEREIRA, Lígia Almeida. COLEÇÃO OSTEOLÓGICA COMO RECURSO DIDÁTICO EM AULAS PRÁTICAS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UEMA, SÃO LUÍS - MA. Pesquisa em Foco, São Luís, v. 20, n. 2, p.36-46, 2015.

AURICCHIO, P.; SALOMÃO, M. G. Técnicas de coleta e preparação de vertebrados para fins didáticos. São Paulo: Instituto Pau Brasil História Natural, 2002, 350p.

BRASIL, Biomas Brasileiros: Mata Atlântica. Brasília: IBAMA, 2013. Disponível em: . Acesso em 10 nov. 2018.

DALL'OLIO, A. J. Técnicas de taxidermia e osteotécnica. São Paulo: Legnar Informática & Editora Ltda, 2002.

DE FARIA, MARCELO DOMINGUES et al. Museu itinerante de anatomia animal: um incentivo ao desenvolvimento da educação social e ambiental. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, v. 2, n. 1, 2008.

GOMES, Ismael Dagostin. Taxidermia e educação ambiental: uma proposta Sul Catarinense para a conservação da Biodiversidade. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Biologia, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

GOMES, Ismael Dagostin. Taxidermia e educação ambiental: uma proposta Sul Catarinense para a conservação da Biodiversidade. 2013. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Biologia, Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2013.

JUSTINA, L.; FERLA, M. R. A. A utilização de modelos didáticos no ensino de genética: exemplos de representação de compactação do DNA eucarioto. Arquivo
Mundial, v.10, n.2, p 35-40, 2006.

KÖNIG, Horst Erich; LIEBICH, Hans-Georg. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

MORENO-GARCIA, M; PIMENTA, C. M; DAVIS, S; GABRIEL, S. A osteoteca: uma ferramenta de trabalho. In: MATEUS, J. E.; MORENO-GARCÍA,M.,Eds-Paleoecologia Humana e Arqueociências. Um programa multidisciplinar para a arqueologia sob a tutela da cultura. Lisboa: Instituto Português de Arqueologia, 2005. p. 235-261.

NUNES, D. P.; PERÔNCIO, C. Implantação e proposta de informatização da coleção osteológica de referência do Laboratório de Zoologia e Anatomia
Comparada do Unileste- MG. 2003. Unileste-MG.

ORLANDO, T. C. Planejamento, montagem e aplicação de modelos didáticos para abordagem de biologia celular e molecular no ensino médio por graduandos de ciências biológicas. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Minas Gerais, v.1, n.1, p 1-17, 2009.

SILVA, D.F.; MATHEUS, S.M.M.; NISHIDA, S.M.; DINIZ, R.E.S. Comparando encéfalos: material didático para o ensino de Biologia. Revistas Latino Americanas
em Ciências. Maringá. 2007.

PRZYBYSZ, Carlos Henrique; DA CUNHA, Willian Luiz. Técnica de modelagem em resina de poliuretano na taxidermia de vertebrados. Iniciação Científica Cesumar, v. 13, n. 1, 2011.

VIEIRA, Lucélia G. et al. Osteology of Melanosuchus niger (Crocodylia: Alligatoridae) and the evolutionary evidence. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 36, n. 10, p. 1025-1044, 2016.
Publicado
2020-08-31
Como Citar
1.
Rankrape F, Baungratz AR, Haas J. Osteotécnica: ferramenta de ensino e auxílio na conscientização ambiental. arqmudi [Internet]. 31º de agosto de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(2):1-. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/52748
Seção
Artigo Original em Ciências e Biologia