ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DA METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE LUZ E CORES
Resumo
O foco principal do trabalho foi investigar o potencial do uso das metodologias ativas quando associadas ao ensino de Física e a possível aprendizagem significativa no ensino da Óptica. Utilizando a Aprendizagem Significativa, investigou-se também os resultados positivos da metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem combinada com a metodologia de Predizer, Interagir e Explicar nas atividades da UEPS. Foi elaborada e implementada a UEPS em turmas do segundo ano do ensino médio de duas escolas da rede pública no ano de 2018. Para se qualificar foi aplicado metodologia de mapas mentais e conceituais em duas vertentes no pré-teste e pós-teste. Para triangular e associar os dados das turmas analisadas foram comparados os resultados das turmas experimental I em termos de ganho, indicando um valor-p de 0,04 < 0,05. Isso nos traz um nível maior de confiança de que a UEPS implementada na turma Experimental I resultou em uma aprendizagem significativa. Assim podemos inferir com maior confiança que o material desenvolvido na pesquisa é potencialmente significativo.
Downloads
Metrics
Referências
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: edições 70, 2016.
DANCEY, C.P.; REIDY, J. Estatística sem Matemática para Psicologia: usando SPSS para Windows. 3a ed. São Paulo: ARTMED Porto Alegre: ANMCD, 2006.
DORNELES, P.F.T. Integração entre atividades computacionais e experimentais como recurso instrucional no ensino de eletromagnetismo em Física geral. Tese de doutorado UFRS, Porto Alegre: 2010.
ESPINDOLA, K.; MOREIRA, M.A. Relato de uma experiência didática: ensinar Física com os projetos didáticos na EJA, estudo de caso. Experiências em Ensino de Ciências, v.1, n. 1, p.55-66, 2006.
FARIA, W. de. Aprendizagem e planejamento de ensino. São Paulo, Ática, 1989.
HAPPECK, L.E.; MENEZES, C.S. de. Construindo Autonomia num Ambiente Cooperativo: Estações de Aprendizagem e a Coletividade dos Saberes. Anais... VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019).
MORAN, J.M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MOREIRA, M.A. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora, 2010.
PARISOTO, M.F. Ensino de termodinâmica a partir de situações da engenharia: integrando às metodologias de projetos e as unidades de ensino potencialmente significativas. Tese de doutorado UFRS, Porto Alegre: 2015.
SILVA, S. de C.R. da; SCHIRLO, A.C. Teoria da aprendizagem significativa de Ausubel: reflexões para o ensino de física ante a nova realidade social. Imagens da Educação, v.4, n.1, p.36-42, 2014.
TREVELIN, A.C.; PEREIRA, M.A.A.; OLIVEIRA NETO, J.D. A utilização da “sala de aula invertida" em cursos superiores de tecnologia: comparação entre o modelo tradicional e o modelo invertido "flipped classroom" adaptado aos estilos de aprendizagem. Revista de estilos de aprendizaje, v.12, n.12, p.137-150, 2013.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY ): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.
