ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DA METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE LUZ E CORES

  • Emmanuel Zullo Godinho Emmanuel Zullo Godinho Universidade Estadual Paulista
  • Mara Fermanda Parisoto
  • Silvia Correia Soresson
Palavras-chave: UEPS, Rotação por Estações, Ensinar Óptica

Resumo

O foco principal do trabalho foi investigar o potencial do uso das metodologias ativas quando associadas ao ensino de Física e a possível aprendizagem significativa no ensino da Óptica. Utilizando a Aprendizagem Significativa, investigou-se também os resultados positivos da metodologia de Rotação por Estações de Aprendizagem combinada com a metodologia de Predizer, Interagir e Explicar nas atividades da UEPS. Foi elaborada e implementada a UEPS em turmas do segundo ano do ensino médio de duas escolas da rede pública no ano de 2018. Para se qualificar foi aplicado metodologia de mapas mentais e conceituais em duas vertentes no pré-teste e pós-teste. Para triangular e associar os dados das turmas analisadas foram comparados os resultados das turmas experimental I em termos de ganho, indicando um valor-p de 0,04 < 0,05. Isso nos traz um nível maior de confiança de que a UEPS implementada na turma Experimental I resultou em uma aprendizagem significativa. Assim podemos inferir com maior confiança que o material desenvolvido na pesquisa é potencialmente significativo.

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Publicado
2020-11-30
Como Citar
1.
Emmanuel Zullo Godinho EZG, Fermanda Parisoto M, Correia Soresson S. ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DA METODOLOGIA DE ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE LUZ E CORES. arqmudi [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):63-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55268
Seção
Artigo de Revisão em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior