ASTRONOMIA E LITERATURA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  • Camila Muniz de Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Michel Corci Batista Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campo Mourão
Palavras-chave: Astronomia; Literatura; Revisão bibliográfica

Resumo

Partindo do pressuposto que a união da literatura com o ensino de Astronomia, pode resultar benefícios ´para o ensino dessa área do conhecimento, a presente pesquisa teve como objetivo ampliar a compreensão sobre os trabalhos que tratam do uso da Literatura para o ensino de Astronomia a nível de pós-graduação. Para isso, realizamos um levantamento bibliográfico no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia (BTDEA). O recorte temporal foi o período de 2011 a 2019 e utilizamos o termo de busca “Astronomia” e “Literatura”. O material foi analisado de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Nossas analises evidenciam que, apesar dos resultados positivos da literatura para o ensino de Astronomia, o pequeno número de pesquisas apresenta indícios que essa abordagem ainda é tímida na área de Educação em Astronomia. As aplicações no âmbito escolar possuem maior presença nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nenhuma pesquisa discutiu o uso de obras literárias como ferramentas de suporte docente, tais resultados indicam caminhos e possibilidades para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ANTLOGA, D. C; SLONGO, I. I. P. Ensino de ciências e Literatura Infantil: uma articulação possível e necessária. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 9º, 2012, Caxias do Sul.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BATISTA, M. C; CONEGLIAN, D. R; ROCHA, D. R; ASTRONOMIA E LITERATURA: UMA POSSIBILIDADE INTERDISCIPLINAR NO CONTO AS ESTRELAS A OBRA VIAGEM AO CÉU DE MONTEIRO LOBATO. In: Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná, 10., 2019, Campo mourão. . Anais... X CONCCEPAR: Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná, 2019, p.1.

BORGES, E. F. M. A Literatura Infantil no ensino da Astronomia: modelos mentais sobre sistema solar e estrelas de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental. 2018. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 de Junho de 2018.

CASTANHO, M. E. L. A sala de aula contemporânea–desafios. Revista Evidência, v. 14, n. 15, 2018.

CAGNETI, S.S. Livro que te quero livre. Rio de Janeiro: Nórdica, 1996.

COSTA, A. M. P. V. N. Sequências didáticas para a construção de contos de ficção científica e a produção de vídeos, como instrumentos de mediação para o ensino da Astronomia e das Ciências Exatas. 2018. 49 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Astronomia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, 2018.

COSTA, E. S.; SAMPAIO, I. C. G. Utilização dos recursos didáticos no ensino de ciências e biologia na rede pública da zona urbana de Humaitá/AM. Revista Ensino de Ciências e Humanidades, v.2, n.2, p.153-162, 2018.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P; PERNAMBUCO, M. M. Escolas, currículos e programas. DELIZOICOV, D., ANGOTTI, JAP, & PERNAMBUCO, MM Ensino de Ciências: Fundamentos e métodos, p. 255-298, 2007.

DEUS, M. F. As contações de histórias problematizadoras no ensino de astronomia no 2° ano do ensino fundamental: entrelaçando fantasia e conhecimentos. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.

FERNANDES, L. F. G. Contos de ficção científica como recurso pedagógico para o ensino de física e astronomia.2015. 146 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2015.

GIRALDELLI, C. G. C. M.; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Leitura coletiva de um texto de literatura infantil no Ensino fundamental: algumas mediações pensando o Ensino de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, vol. 10, n. 1, 2008, p 1-19.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995.

GROTO, S. R. Literatura de Monteiro Lobato no Ensino De Ciências. 2012. 185 f. Dissertação (Mestre em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2012.

KRASILCHIK, M; MARANDINO, M. Ensino de ciências e cidadania. Moderna, 2007.

MEDEIROS, C. T. A. X. Alfabetização Científica com um Olhar Inclusivo: Estratégias Didáticas para Abordagem de Conceitos de Astronomia no Ensino Fundamental. 2015, 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Universidade Federal Fluminense, Niterói/RJ, 2015

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em: acesso: 19 mai. 2020.

MONDEK, S. A. Indícios de alfabetização científica e a relação com o saber em uma proposta fundamentada na aproximação entre literatura infantil e ensino de ciências. 2018. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.

SANTOS, F. R.; PIASSI, L. P. de C. O caso da borboleta Atíria: ensinando Ciências com literatura infanto-juvenil. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2º, 2010, Paraná.

SANTOS, G. S. J. L; SILVA, S. P. Produção Textual: Concepção de Texto, Gêneros Textuais e Ensino. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA - Cadernos do CNLF, 16., 2012, Rio de Janeiro. Anais... XVI CNLF, 2012, p. 1085.

SANTOS, T. P. Concepções de ciências nas obras de Monteiro Lobato: mapeamento e análise de termos científicos no livro serões de Dona Benta. 2011. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru/SP, 2011.

SILVA, A. H; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Qualitas Revista Eletrônica, v. 17, n. 1, 2015.

SILVA, E. T. Ciência, leitura e escola. In: Linguagens Leitura e Ensino de Ciências. Org. Maria José P. M de Almeida e Henrique César da Silva. Campinas, Mercado de Letras, 1998, p.105-112.

SILVA, L.R. O presente das estrelas: o encontro da literatura infantil com a astronomia. 2015. 115 p. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP, 2015.

SOARES, R. M. Tipos e gêneros textuais: uma narrativa dos contos de fadas. Linguagem em, 2008.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009

ZANETIC, J. Física e Arte: uma ponte entre duas culturas. Pro-posições, v. 17, n. 1, p. 39-57, 2006.

VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n.2, p. 52-62. 2002.
Publicado
2020-11-30
Como Citar
1.
Muniz de Oliveira C, Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior, Michel Corci Batista. ASTRONOMIA E LITERATURA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . arqmudi [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):29-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55349
Seção
Artigo de Revisão em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior