ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS

Palavras-chave: argumentação dialogada, construção de significados, ensino de física, ensino superior

Resumo

Nesse trabalho analisamos como situações de argumentação dialogada presente em interações de aulas de Física do ensino superior podem favorecer o processo de construção de significado a conhecimentos científicos. Partimos da definição de argumentação no processo de construção do conhecimento segundo Leitão (2011) e dos pressupostos de Vygotsky acerca do processo e construção de significados. Foram feitas observações e registros de aulas de Física no Ensino Superior e selecionado um episódio para análise, utilizando a pragma-dialética desenvolvida por Eemeren et al. Dos resultados destacamos que a mobilização para o desenvolvimento da argumentação dialogada favoreceu o processo que leva à construção de significados nos seguintes aspectos: problematização sobre o conhecimento, análise crítica sobre pontos de vista convergentes e divergentes e construção coletiva de uma conclusão para uma situação problemática. Sobre os desafios ressaltamos a importância do olhar sobre as lógicas de interação presentes na realidade cotidiana da sala de aula, pois essas condicionam o desenvolvimento de situações argumentativas e muitas vezes compreendem elementos para além das ações imediatas do professor.

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Biografia do Autor

Fernando Carvalho Birznek, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2015) e mestrado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (2018). Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura Física pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005). Fez Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2016). Atuou como professora de Física na Educação Básica em escolas públicas do estado de São Paulo. É Professora Associada na Universidade Federal do Paraná - Setor de Educação, vinculada ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Coordenadora do Centro de Articulação das Licenciaturas do Setor de Educação (gestão 2017-2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores de Física e Ensino de Física, desenvolvendo diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, vinculados à UFPR.

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Publicado
2020-11-30
Como Citar
1.
da Silva Coraiola A, Carvalho Birznek F, Higa I. ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS. arqmudi [Internet]. 30º de novembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):115-33. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55386
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior