UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE METODOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA

  • João Pedro Quaresma Castro Salomão Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Araujo, R. R. de Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0003-4901-6196
  • Mackedanz, L. F. Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Palavras-chave: Metodologias, Metodo Física Moderna e Contemporânea, Ensino de Física

Resumo

Um dos espaços mais difíceis de percebermos mudanças e inovações é o currículo escolar, em especial para a disciplina de Física. Desde sua inclusão no Ensino Básico, este se mantém estabilizado, apesar dos avanços tecnológicos e científicos protagonizados pela Física, como ciência. Neste trabalho, buscamos apresentar uma revisão sobre a inserção dos tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, com foco nos conteúdos apresentados e nas metodologias utilizadas em sua apresentação. A pesquisa, de cunho bibliográfico, ocorreu na emergência de 21 artigos advindos da Revista Brasileira do Ensino de Física e do Caderno Brasileiro do Ensino de Física, nos últimos 15 anos, a partir dos quais realizamos uma análise com foco nas motivações, nas metodologias desenvolvidas e seus embasamentos teóricos, para inferir conclusões sobre a sua introdução ou não no Ensino Médio. Percebemos que as propostas de abordagem nem sempre são aplicadas de forma mais ampla, mas os resultados nos permitem analisar o alcance e a eficácia desses trabalhos em sala de aula, visando estudos futuros para a inclusão dos tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Araujo, R. R. de, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professora Adjunta do Instituto de Matemática, Estatística e Física da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
Licenciada em Física. Mestre e Doutora em Educação em Ciências

Mackedanz, L. F., Universidade Federal do Rio Grande - FURG

 Atualmente trabalha como professor associado no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) da Universidade Federal do Rio Grande, atuando junto aos programas de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) e Mestrado Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Atualmente, ocupa a coordenação do curso de Física Licenciatura.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 1977.
BATISTA, C. A. S.; SIQUEIRA, M. A inserção da Física Moderna e Contemporânea em ambientes reais de sala de aula: uma sequência de ensino-aprendizagem sobre a radioatividade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 880-902, dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1999.
BRASIL, Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, pp. 77-101. Abr/Jun. 2006.
DE OLIVEIRA, F. F.; VIANNA, D. M. GERBASSI, R. S. Física moderna no ensino médio: o que dizem os professores. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 3, p. 447-454, 2007.
EBERHARDT, D.; et al. Experimentação no ensino de Física Moderna: efeito fotoelétrico com lâmpada néon e LEDs. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 928-950, dez. 2017.

ERTHAL, J. P. C.; LINHARES, M. P. PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS SOBRE RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS PARA O ENSINO MÉDIO. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 25, n. 2: p. 247-265, ago. 2008.

ERTHAL, J. P. C.; PIOVANI, F. E. S.; CAMPOS, R. G. Globo de plasma: uma montagem simples com amplo potencial para discussões em sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 3, p. 666-676, dez. 2014.

FERNANDE, R. F. A. M.; et al. Pinturas de Salvador Dalí para introduzir conceitos de Mecânica Quântica no Ensino Médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 509-529, ago. 2017.


GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: EDUFRGS, 2009.

GUERRA, A.; REIS, J. C.; BRAGA, M. TEMPO, ESPAÇO E SIMULTANEIDADE: UMA QUESTÃO PARA OS CIENTISTAS, ARTISTAS, ENGENHEIROS E MATEMÁTICOS NO SÉCULO XIX. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 3: p. 568-583, dez. 2010.

KARAM, R. A. S.; CRUZ, S. M. S. C. S.; COIMBRA, D. Relatividades no ensino médio: o debate em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 29, n. 1, p. 105-114, (2007).

MELHORATO, R. L.; NICOLI, G. T. Da física clássica à física moderna: o simples toque de uma sirene. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 34, n. 3, 3311 (2012).

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2008.
MORAIS, A.; GUERRA, A. História e a filosofia da ciência: caminhos para a inserção de temas física moderna no estudo de energia na primeira série do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 1, 1502 (2013).

OLIVEIRA, L. M.; GOMES, M. L. A. Einstein e a Relatividade entram em cena: diálogos sobre o teatro na escola e um ensino de Física criativo. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 33, n. 3, p. 943-961, dez. 2016.
PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. Sobre o ensino de física moderna e contemporânea: Uma revisão da produção acadêmica recente. Investigações em Ensino de Ciências – v.14, n.3, p. 393-420, 2009.
PIMENTAL, J. R.; et al. Uma sugestão para a interação multidisciplinar: a observação do fenômeno da fluorescência. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 2, p. 365-384, ago. 2014.

PINHEIRO, L. A. A câmara de nuvens: uma abordagem integrada entre a Física Clássica e a Física Moderna. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 517-528, ago. 2015.

RODRIGUES, C. M.; SAUERWEIN, I. P. S.; SAUERWEIN, R. A. Uma proposta de inserção da teoria da relatividade restrita no Ensino Médio via estudo do GPS. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, 1401 (2014).


SANTANA, F. B.; SANTOS, P. J. S. Espectroscopia e modelos atômicos: uma proposta para a discussão de conceitos de Física Moderna no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 2, p. 555-589, ago. 2017.

SANTOS, E. S.; MENEZES JR, R. S.; SANTANA, V. M. S. Determinação experimental da constante de Planck pela observação da corrente de descarga de um capacitor. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 824-836, dez. 2015.

SILVA, L. F.; ASSIS, A. FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UM EXPERIMENTO PARA ABORDAR O EFEITO FOTOELÉTRICO. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 29, n. 2: p. 313-324, ago. 2012.

SILVA, H. R. A.; MORAES, A. G. O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de Química e Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 2, p. 378-406, ago. 2015.

SOARES, A. A.; MORAES, L. E.; OLIVEIRA, F. G. Ensino de matéria e radiação no ensino médio com o auxílio de simuladores interativos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 915-933, dez. 2015.

SOPRESO, T. P.; ALMEIDA, M. J. P. M. ASPECTOS DO IMAGINÁRIO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA NUMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A QUESTÃO NUCLEAR. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 25, n. 1: p. 77-98, abr. 2008.

SOUZA, M. A. M.; DANTAS, J. D. FENOMENOLOGIA NUCLEAR: UMA PROPOSTA CONCEITUAL PARA O ENSINO MÉDIO. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 27, n. 1: p. 136-158, abr. 2010.
Publicado
2020-12-01
Como Citar
1.
Salomão JPQC, de Araujo RR, Mackedanz LF. UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE METODOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA . arqmudi [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):233-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55481
Seção
Artigo de Revisão em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior