UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE METODOLOGIAS NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Resumo
Um dos espaços mais difíceis de percebermos mudanças e inovações é o currículo escolar, em especial para a disciplina de Física. Desde sua inclusão no Ensino Básico, este se mantém estabilizado, apesar dos avanços tecnológicos e científicos protagonizados pela Física, como ciência. Neste trabalho, buscamos apresentar uma revisão sobre a inserção dos tópicos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, com foco nos conteúdos apresentados e nas metodologias utilizadas em sua apresentação. A pesquisa, de cunho bibliográfico, ocorreu na emergência de 21 artigos advindos da Revista Brasileira do Ensino de Física e do Caderno Brasileiro do Ensino de Física, nos últimos 15 anos, a partir dos quais realizamos uma análise com foco nas motivações, nas metodologias desenvolvidas e seus embasamentos teóricos, para inferir conclusões sobre a sua introdução ou não no Ensino Médio. Percebemos que as propostas de abordagem nem sempre são aplicadas de forma mais ampla, mas os resultados nos permitem analisar o alcance e a eficácia desses trabalhos em sala de aula, visando estudos futuros para a inclusão dos tópicos de Física Moderna e Contemporânea no currículo da disciplina.
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Referências
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