O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Resumo
Estudam-se os saberes docentes na formação dos professores em um curso de Pedagogia para o ensino de Ciências da Natureza, particularmente ciências físicas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram utilizados questionários abertos para identificar o perfil dos sujeitos e posteriormente desenvolvidas entrevistas para identificar e analisar os saberes docentes (TARDIF, 2002) explicitados nos discursos dos futuros docentes. As entrevistas foram desenvolvidas a partir da análise de um episódio de ensino de Ciências. Para análise dos dados produzidos foram utilizados princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008; FRANCO, 2008). Dentre os principais resultados evidenciados destaca-se uma associação, pelos sujeitos, dos conteúdos aderentes às Ciências Biológicas e Saúde como sendo os conteúdos de ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental, em detrimento de conhecimentos físicos. Em relação às estratégias metodológicas, as entrevistadas indicaram predileção pela utilização de atividades que possibilitem aos alunos a manipulação de materiais, a interação com o conteúdo de uma forma prática e atividades lúdicas. Concluiu-se que o curso de Pedagogia parece não estar oportunizando a discussão e reflexão sobre a seleção e organização dos conteúdos escolares de Ciências da Natureza, bem como proporcionando aos futuros professores estratégias formativas que possibilitem refletir sobre seus conhecimentos e concepções sobre os conteúdos, sobre como se ensina e como se aprende.
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Referências
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