O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Caroline Portela IFPR
  • Ivanilda Higa Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Formação de professores; Saberes docentes; Ensino fundamental

Resumo

Estudam-se os saberes docentes na formação dos professores em um curso de Pedagogia para o ensino de Ciências da Natureza, particularmente ciências físicas, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram utilizados questionários abertos para identificar o perfil dos sujeitos e posteriormente desenvolvidas entrevistas para identificar e analisar os saberes docentes (TARDIF, 2002) explicitados nos discursos dos futuros docentes. As entrevistas foram desenvolvidas a partir da análise de um episódio de ensino de Ciências. Para análise dos dados produzidos foram utilizados princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2008; FRANCO, 2008). Dentre os principais resultados evidenciados destaca-se uma associação, pelos sujeitos, dos conteúdos aderentes às Ciências Biológicas e Saúde como sendo os conteúdos de ensino de Ciências da Natureza nos anos iniciais do ensino fundamental, em detrimento de conhecimentos físicos. Em relação às estratégias metodológicas, as entrevistadas indicaram predileção pela utilização de atividades que possibilitem aos alunos a manipulação de materiais, a interação com o conteúdo de uma forma prática e atividades lúdicas. Concluiu-se que o curso de Pedagogia parece não estar oportunizando a discussão e reflexão sobre a seleção e organização dos conteúdos escolares de Ciências da Natureza, bem como proporcionando aos futuros professores estratégias formativas que possibilitem refletir sobre seus conhecimentos e concepções sobre os conteúdos, sobre como se ensina e como se aprende.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Maria. A. V. de. et al. Entre o sonho e a realidade: comparando concepções de professores de 1ª a 4ª séries sobre ensino de ciências com as propostas dos PCNs. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.1, n.2, 2001. Disponível em: https://periodicos-des.cecom.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4176/2741. Acesso: 29 ago. 2020.
BARDIN, Laurance. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 5ª edição, 2008.
BARTELMEBS, Roberta Chiesa; MORAES, Roque. Astronomia nos anos iniciais: possibilidades e reflexões. REP - Revista Espaço Pedagógico, v. 19, n. 2, Passo Fundo, p. 341-352, jul./dez. 2012. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3149/2136. Acesso: 29 ago. 2020.
BORGES, Cecília. Saberes docentes: diferentes tipologias e classificações de um campo de pesquisa. Educação & Sociedade, nº 74, p. 59-76, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v22n74/a05v2274.pdf. Acesso: 29 ago. 2020.
FRANCO, Maria Laura P.B. Análise de Conteúdo. Brasília, 3ª edição: Líber Livro Editora, 2008.
LONGHINI, Marcos Daniel. O conhecimento do conteúdo científico e a formação do professor das séries iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 2, p. 241 – 253, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/441/259. Acesso: 29 ago. 2020.
LOUREIRO, M. B.; LIMA, M. E. C. C. Trilhas para Ensinar Ciências para Crianças. 1ª ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
NASCIMENTO, Viviane Briccia do. et al. Ensino de ciências nas séries iniciais: uma investigação diagnóstica no município de Ilhéus – Bahia. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. Anais... Curitiba: SBF, 2008.
OSTERMANN, Fernanda; MOREIRA, Marco A. A física na formação de professores do ensino fundamental. 1ª Edição. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 1999.
PORTELA, Caroline Dorada Pereira; HIGA, Ivanilda. Os estudos sobre ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/vienpec/CR2/p630.pdf. Acesso em 29 ago 2020.
RAMOS, Luciana Bandeira da Costa; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. O ensino de ciências: fatores intrínsecos e extrínsecos que limitam a realização de atividades experimentais pelo professor dos anos iniciais do ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 13, n. 3, p.299-331, 2008. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/444. Acesso: 29 ago. 2020.
ROSA, Cleci Werner da; PEREZ, Carlos Ariel Samudio; DRUM, Carla. Ensino de Física nas séries iniciais: concepções da prática docente. Investigações em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p.357-368, 2007. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/465/269. Acesso: 29 ago. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Ed. Vozes: Petrópolis, RJ, 4ª edição, 325 p., 2002.
Publicado
2020-12-01
Como Citar
1.
Portela C, Higa I. O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. arqmudi [Internet]. 1º de dezembro de 2020 [citado 6º de setembro de 2025];24(3):294-0. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/55516
Seção
Artigo Original em Metodologias de Ensino na Educação Básica e Superior